Desafios e dicas profissionais, novas oportunidades de trabalho, BIM, novos softwares, normas técnicas, qualidade do ar interno foram os temas abordados no Encontro realizado pelo DNPC da ABRAVA

No dia 10 de junho, o Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou o 2° Encontro de inverno para jovens profissionais de ar condicionado e refrigeração.  O evento teve por objetivo promover e atualizar jovens profissionais do setor AVAC-R, com informações a respeito do mercado de trabalho por meio de palestras com renomados profissionais atuantes nos setores representados, contou com a participação de mais de 180 profissionais/alunos online, e conta até o momento com mais de 360 visualizações no canal do Youtube da Abrava. O Encontro contou com o apoio institucional da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, e foi direcionado aos alunos da escola, assim como profissionais atuantes nos setores de climatização e refrigeração.

O Encontro de Inverno foi aberto pelo presidente de ABRAVA, Eng° Arnaldo Basile, que ressaltou a importância deste evento como atualização dos profissionais que atuam no setor, especialmente os jovens que estão em busca de qualificação, pois os setores de ar condicionado e refrigeração são baseados em multidisciplinas, que formam as diversas engenharias e técnicas aplicadas nestes segmentos. Destacou também a importância destes dois setores, classificados como essenciais neste momento de pandemia, o que demonstra a responsabilidade ao fato de serem geradores de ambientes saudáveis e seguros, nos diversos setores da sociedade. Basile finalizou reforçando que a ABRAVA tem atuado de forma a contribuir da melhor maneira, não apenas para empresas e profissionais do setor, mas para toda a sociedade.

O diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, Prof° Eduardo Macedo, agradeceu a oportunidade de estarem juntos novamente com a ABRAVA contribuindo para o desenvolvimento dos setores da refrigeração e climatização. Eduardo destacou que “Investimento em educação profissional é a maior ferramenta de transformação cultural que um país pode ter. Educação é mais um passo que pode ser dado no sentido de contribuirmos para um país melhor”.

Na programação do Encontro, seis palestras foram ministradas por renomados profissionais do setor, são eles: Eng° Miguel Ferreirós – presidente do DNPC – Garneira Engenharia – “O mercado de Projetos e o BIM. Estamos preparados?”; Eng° Cláudio Misumi – Planenrac Engenharia – “Projetista de Ar Condicionado: Quais os requisitos?”; Eng° Anderson Rodrigues – ArTecnica – “Software: ferramentas e projetos AVAC-R”; Eng° Guilherme Cavalheiros – ASHRAE Brasil Chapter – “Ashrae Student Branch”; o Economista da ABRAVA Guilherme Moreira “Mercado AVAC-R : Entenda a participação na economia brasileira”; e, o  Eng° Rafael Dutra – Coordenador de Aplicação Trane – “Aprendendo com normas técnicas e oportunidades no mercado de trabalho com qualidade do ar de interiores”.

O Eng° Miguel Ferreirós abriu o evento e o tópico central de sua palestra foi sobre BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Miguel destacou pontos relevantes em relação à importância do BIM, que veio para ficar e fazer parte do processo da construção, além de abrir oportunidades no mercado de trabalho. Reforçou que as atribuições profissionais e responsabilidades técnicas não mudam com o uso do BIM. Os projetos de sistemas de refrigeração e ar condicionado continuam sendo de competência do engenheiro mecânico, conforme está definida pelo CONFEA.

Para aplicação no setor AVAC-R foi sugerida consulta a coletânea Guias BIM ABDI – MDIC no GUIAS BIM ABDI-MDIC e uma Biblioteca BIM-BR. Neste sentido, focado em desenvolver o setor de Projetos, o DNPC vem há algum tempo desenvolvendo a plataforma de compartilhamento de componentes BIM (uma biblioteca dedicada ao mercado de AVAC-R), além de fornecer treinamentos técnicos on-line e gravados do Autodesk Revit para utilização pelos funcionários dos escritórios filiados ao DNPC.      Faça download da palestra do Eng° Miguel Ferreirós na íntegra AQUI 

 

A segunda palestra do Encontro foi ministrada pelo Eng° Cláudio Misumi que abordou o tema “Projetista de Ar Condicionado: Quais os requisitos?”. Cláudio levou para o evento o lado humano do profissional, além das necessidades técnicas para a formação de um projetista de ar condicionado. Em sua palestra, destacou as necessidades para formação de um bom profissional, e as dividiu em dois tópicos: Requisitos atuais (conhecimento técnico, habilidades interpessoais e valores pessoais) e Requisitos futuros (aprendizado intencional e constante).

Faça download da palestra do Eng° Cláudio na íntegra AQUI

 

O Eng° Anderson Rodrigues trouxe para o Encontro a evolução da tecnologia e abordou o tema “Software: ferramentas e projetos AVAC-R”, sua apresentação foi pautada na origem das metodologias e ferramentas existentes para os processos, chegando ao século XXI com os softwares, utilizados em equipamentos das mais variadas aplicações, apontando um futuro já vivido nos dias de hoje, como exemplo o BIM e o BEM – Simulação termo energética de Edifício, entre outras aplicações de softwares.

Faça download da palestra do Eng° Anderson AQUI 

 

O escopo de atuação do “ASHRAE Student Branch” foi tratado na palestra do Eng° Guilherme Cavalheiros. Nela foi possível entender como funciona essa rede de alunos da área da engenharia, formada por estudantes de diversos países. Em atividade no Brasil, a ASHRAE Brasil Chapter reúne engenheiros associados, que recebem notícias atualizadas da engenharia aplicada no mundo todo, que por meio de documentação técnica, eventos e newsletters, trocam informações que permeiam o que existe de mais atual e moderno nas boas práticas da engenharia.

Faça download da palestra do Eng° Guilherme  AQUI 

 

O Economista da ABRAVA Guilherme Moreira abordou o tema “Mercado AVAC-R: Entenda a participação na economia brasileira”; destacando desafios e oportunidades dos setores representados. Um dado chamou atenção dos participantes, foi a indicação de que o setor de serviços, como manutenção e instalação, representa um dos maiores e mais importantes setores da economia. Uma das análises apresentadas ofereceu algumas dicas aos jovens profissionais do setor, levando-os para uma reflexão: Setores tradicionais em rápidas mudanças; Cada vez mais se agrega valor ao capital intelectual; A inovação está no negócio e não há barreiras à entrada no mundo digital; Indústria e serviços se misturam.

Faça download da palestra do Guilherme Moreira AQUI 

 

“Aprendendo com normas técnicas e oportunidades no mercado de trabalho com qualidade do ar de interiores” foi o tema levado para o Encontro pelo Eng° Rafael Dutra. Sua apresentação destacou o importante papel das normas técnicas para qualquer setor da economia, em especial no segmento de qualidade do ar de interiores, tema que ganhou notoriedade durante a pandemia, e que potencializou novas oportunidades de trabalho no setor do AVAC-R. Mas, para preencher os requisitos desta área de atuação, é preciso manter o conhecimento aprimorado constantemente para o cumprimento das normas, e entrega segura da demanda solicitada.

Faça download da palestra do Eng° Rafael AQUI 

 

O evento contou com o patrocínio da empresa Trane, e apoio institucional de entidades ligadas aos setores representados, entre elas: ABNT, ABRAFAC, ABRASIP, ABRINSTAL, ASBRAV, CETESB, CONBRAVA, CNCR – Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, FEBRAVA, SIMMMEF e SMACNA.

Para quem não assistiu, o evento pode ser conferido no canal do Youtube da ABRAVA AQUI