A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento – é uma entidade que representa quatro setores da economia, que compreende toda a cadeia produtiva:   indústria, comércio e serviço. Gera cerca de 290.000 empregos diretos e indiretos.

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) foi fundada em 1962 e ao longo de sua história registra inúmeras conquistas em benefício das empresas associadas e do setor como um todo, tornando-se referência para fabricantes de equipamentos, projetistas, instaladores e mantenedores de sistemas, além de comerciantes varejistas de peças e componentes de todo o país.

Baseada na Engenharia, entre as temáticas abordadas na ABRAVA estão: Eficiência Energética, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Qualidade do Ar, Normalização, Capacitação, entre outros.

A entidade está sediada em São Paulo, a partir de onde coordena as ações que desenvolve em âmbito nacional. Gradativamente, vem também promovendo a instalação de escritórios regionais pelo Brasil a fora. Quatro deles já estão em funcionamento: Fortaleza, Minas Gerais, Salvador  e Pernambuco.

Para ampliar a eficácia de suas ações e permitir a adequada inter-relação institucional com suas congêneres, a ABRAVA também desenvolve parcerias com várias entidades nacionais e internacionais.

Como representante do setor no Brasil, a entidade desenvolve e participa de uma série de iniciativas relacionadas a questões de grande interesse das companhias e dos profissionais que atuam na área, como inovação tecnológica e empresarial, capacitação profissional, normalização, promoção de exportações, eficiência energética, preservação ambiental e valorização da saúde e da qualidade de vida, entre muitas outras.

Com mais de cinco décadas de atuação pautada pela ética e pela valorização do setor, a ABRAVA amplia continuamente a sua importância e se credencia como o principal espaço para o encontro e a articulação das empresas do setor.

Missão

Incentivar o desenvolvimento tecnológico e competitivo do setor AVAC-R do país, defender seus legítimos interesses; promover o uso correto de equipamentos, componentes, fluidos refrigerantes e insumos; difundir a aplicação responsável das boas práticas Brasileiras e Internacionais de engenharia; desenvolver Normas e procedimentos para garantir o bem estar e a qualidade de vida nos ambientes internos e meio ambiente.

Visão

Promover e incentivar de maneira confiável a criação correta de ambientes internos climatizados, sistemas e processos de refrigeração, aquecimento e ventilação por meio do uso responsável de tecnologias e boas práticas de engenharia.

Objetivo

Representar as empresas e profissionais do setor,  responsável por mais de 290.000 ocupações profissionais no país, e desempenhar papel adequado na interação conjunta com outras entidades de classe, órgãos governamentais, organizações acadêmicas e terceiro setor nos principais temas do setor AVAC-R .

O Estatuto da Associação – acesse

O compliance – acesse

 

Estratégia:
Gerir ações para:

* Manter, no mínimo, mas buscar sempre aumentar a representatividade junto aos setores reguladores governamentais, nas instâncias Federal, Estadual e Municipal, onde a ABRAVA já tenha significativa atuação associativa;
* Expandir a representatividade da ABRAVA nos demais setores reguladores onde os gestores da ABRAVA identifiquem oportunidades relevantes de atuação;
* Idem com entidades de classe que tenham atuação e interesses comuns no desenvolvimento de políticas associativas, tanto Nacionais quanto Internacionais;
* Promover políticas de desenvolvimento empresariais, técnicos, científicos e acadêmicos no setor HVAC-R com os respectivos setores coligados.
Ações: Serão desenvolvidas e coordenadas pela Diretoria Executiva eleita em conjunto com os DN’s das empresas associadas e pelos Departamentos Operacionais da ABRAVA.
Compromisso:
* Preservar os valores associativos desenvolvidos durante as mais de 5 décadas de existência da Associação;
* Promover as diversas atividades da ABRAVA de maneira ética, harmônica e ordeira;
* Incentivar e apoiar o desenvolvimento e aprimoramento intelectual, profissional e tecnológico do setor HVAC-R.