ABRAVA cria Diretoria Extraordinária de Assuntos Relacionados com BIM
O “BIM – Building Information Modeling” é sem dúvida uma das mais inovadoras tecnologias introduzidas no mercado AVAC-R nestes últimos anos. Aprimorou o planejamento, a interação dos projetos e instalações de sistemas de ar condicionado com as instalações civis e de facilities.
Sob essa ótica, há alguns anos o DNPC – Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento vem se dedicando no aprimoramento da aplicação da tecnologia BIM ao setor AVAC-R. Por este motivo, a Associação decidiu criar a Diretoria de Assuntos Extraordinários Relacionados com BIM (D-BIM), a qual foi nomeado o Eng° Francisco José Simões Pimenta, Diretor Regional da ABRAVA-MG e Diretor da Climatizar Engenharia Térmica e Acústica.
Para o eng. Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA “Pelas suas características multidisciplinares, e pelos desafios extraordinários que prevemos imediatamente para o setor AVAC-R, a criação desta nova diretoria terá a missão de coordenar as atividades externas e internas da ABRAVA, relacionadas ao BIM, dedicando especial atenção na interação multi-departamental das Empresas associadas da ABRAVA”.
O escopo de trabalho da D-BIM está delineado num primeiro momento em difundir o conceito internamente na associação, haja vista que o perfil de entendimento do conceito é tido apenas pelos projetistas. Após a difusão do conceito BIM a toda a cadeia produtiva do ar condicionado com o BIM, será possível usufruir de diversas possibilidades dentre as suas várias potencialidades.
Para Francisco Pimenta, “O objetivo do D-BIM é integrar toda a cadeia do ar condicionado com essa tecnologia revolucionária que é o BIM, visto que nossa associação abarca desde empresas de projeto até aquelas que operam o sistema, passando pelas instaladoras, mantenedoras, fabricantes e automação”.
Pimenta destaca ainda que numa época na qual estamos sendo bombardeados com excesso de informação, temos que aproveitar e administrar bem aquelas que são inteligentes e úteis, para que possamos crescer em eficiência e contribuir com a excelência em engenharia no setor AVAC-R. Com a aplicação do BIM, acho possível isso acontecer.
Vale destacar ainda que, a engenharia tem importante papel dentro deste processo, pois com a utilização do BIM, arquitetos e engenheiros melhoram o seu processo, e principalmente continuam sendo responsáveis por aplicar corretamente os fundamentos e normas técnicas que são inerentes às suas atribuições profissionais.
Para mais informações sobre a nova diretoria, contatar via email d-bim@abrava.com.br.