DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores: a força do associativismo gera garantias para todo o mercado

Fundado na década de 1970, o Grupo Setorial de Projetistas da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), surgiu devido à necessidade de identificar, reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projeto, na busca de melhores soluções técnicas, parâmetros e procedimentos de equivalência para os orçamentos de projeto e intercâmbio.

Em 2008, o grupo passou a se chamar DNPC, com a entrada de profissionais da área de consultoria. Desde 2012, existe uma parceria de sucesso entre o DNPC e o grupo de empresas projetistas da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), bem como os CREAs em todo o país.

 

Objetivos Profissionais

O DNPC promove reuniões mensais com pautas que abordam questões de mercado de trabalho, novos sistemas de ar condicionado, ferramentas de trabalho, questões éticas e divulgação de informações do mercado em geral. O Departamento procura desenvolver especificações técnicas e memoriais descritivos para serem utilizados pelo mercado como padrão mínimo para a contratação de serviços, e também está disponível para os associados que queiram discutir ou esclarecer alguma questão relacionada com a interpretação de normas ou de legislações vigentes.

 

Trabalhando a favor de projetistas e consultores

O DNPC tem em seu histórico conquistas expressivas, sempre com o objetivo de consolidar um setor organizado e comprometido com o desenvolvimento tecnológico. Dentre suas atividades, estão ações como a participação em feiras, exposições e eventos, normalização, capacitação técnica, participação no processo de regulamentação da Etiquetagem de Edifícios Comerciais, além da representatividade junto aos órgãos de interesse para o setor como CREA, GBC Brasil e ASHRAE.

O Departamento desenvolveu uma metodologia para estimativa de custos de projetos que pode ser utilizada por prestadores, e por tomadores de serviços de projeto, com o objetivo de auxiliar a elaboração de orçamentos e liberação de verbas.

Anualmente, é realizado o curso de formação básica e reciclagem para desenhistas projetistas. Desde 2007, com o termino da 12ª turma de 2018, já se formaram mais de 700 alunos.

 

Por que contratar um projeto? Qual sistema de ar condicionado é o mais adequado para o meu empreendimento? Qual a capacidade necessária? Qual é a infraestrutura necessária para a implantação do sistema de ar condicionado? Será que estou pagando o preço justo? Certamente você já se defrontou com uma ou todas as questões acima e verificou a necessidade da elaboração e a importância de um projeto. Clique AQUI e saiba quais os procedimentos corretos.

 

Encontro Anual de Projetistas

Atualmente em sua XVIII edição, o ENPC (Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores) tem como objetivo promover a atualização técnica e fomentar a troca de experiências. O Encontro conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e tem o objetivo de promover o intercâmbio temas de interesse do setor HVAC.

 

Participação e Ação

Os associados do DNPC têm participado da elaboração das principais normas técnicas relacionadas com os sistemas HVAC. Foi assim com a publicação da ABNT NBR-16401 em 2008, parte 1 (sobre “Instalações de Ar Condicionado – Sistemas Centrais e Unitários”), que se encontra em 2016 em sua segunda revisão.

Para esta nova fase, o DNPC apresentou uma nova metodologia de cálculo de vazão do ar externo de forma a facilitar o entendimento e o trabalho de profissionais envolvidos em projetos de ar-condicionado.

O Departamento também contribuiu na redação das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo – IT-13 (“Pressurização de escada de segurança”) e IT-15 (“Controle de fumaça”). Hoje, o DPNC participa ativamente da comissão de estudos da ABNT sobre “Sistemas de Controle do Movimento da Fumaça de Incêndio”, coordenado pelo CB-24 com a colaboração do CB-55.

Em 2007, o DNPC participou da criação do Manual de Escopo para Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária junto ao SECOVI-SP e, em 2013, contribuiu para a sua revisão. Clique AQUI e saiba mais

Durante a FEBRAVA de 2015, foi lançada a “Plataforma de Compartilhamento de Componentes BIM” do DNPC. Trata-se de um site onde as empresas projetistas e consultores dos associados podem obter modelos de equipamentos e componentes da instalação, para aplicação em seus projetos. É uma ferramenta que potencializa a produtividade dos escritórios.

A plataforma permite a troca de informações entre os profissionais através de um fórum, e a solicitação de elaboração de componentes BIM e também a comunicação com empresas fabricantes que patrocinam o site. O DNPC está, assim, contribuindo para a implantação do BIM nos escritórios associados. O link para acessar a plataforma é http://abrava.dnpc.getbim.com.br/Login?ReturnUrl=%2f

 

Novos Associados

Sempre em busca de informações de mercado, o DNPC é receptivo às sugestões de empresas que ainda não são associadas. O grupo marca presença nas redes sociais com o Facebook (www.facebook.com/projetistaseconsultores) , Linkedin e Canal do Youtube

Faça parte deste Grupo!

Presidente Miguel Alvarez Ferreirós

mgfa@garneira.eng.br

 

VP Francisco José Simões Pimenta

francisco.pimenta@climatizarengenharia.com.br