Mais de 200 profissionais, entre projetistas, engenheiros, varejistas, gestores de facility management e arquitetos, marcaram presença no “XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC), realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Curitiba (PR).

Organizado pelo DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, o evento teve como tema fundamental para o AVAC-R – “Qualidade do Ar & Eficiência Energética – O importante diálogo a cargo do Engenheiro de Ar-Condicionado e Refrigeração”.

Para Francisco Pimenta, “O ENPC de 2022 consolidou a importância que um projeto tem na implementação de um sistema AVAC. Somente com ele bem concebido e contratado no início do processo é que poderemos prover dois itens fundamentais na climatização de ambientes, Qualidade do Ar e Eficiência Energética.”

A comissão organizadora do XXII ENPC teve como desafio realizar o Encontro em Curitiba com uma proposta diferenciada, considerando equipamentos de climatização e ventilação natural. Num formato mais descontraído, o espaço escolhido foi o Buffet Stella Basso, que contou com: mesas ao invés do tradicional auditório, espaço para exposição de produtos dos patrocinadores, local aberto e agradável para realização de brunch dentro das mediações, proporcionado assim um ambiente moderno, sem deixar de lado os objetivos de atualização técnica e networking.

A programação foi preparada considerando palestras sobre qualidade do ar e eficiência energética, com a participação de empresas do setor AVAC-R, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Brasília (UnB), além do presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas, que apresentou um novo olhar para o tema.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos presidentes da ABRAVA, Eng. Arnaldo Basile; do DNPC, Eng. Francisco Pimenta; do Qualindoor, Marcelo Munhoz; e do presidente da SMACNA, Edson Alves, além do diretor da ASBRAV, Eng. Anderson Rodrigues. Entre os presentes, estavam também o Eng. João Groque Junior, do CREA Paraná, e o Eng. Thiago Portes, representante da 12ª Região da ASHRAE. A mediação ficou a cargo de Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas do setor AVAC-R.

Foram dois dias de palestras técnicas dedicados à troca de experiências, atualização profissional, difusão de novas tecnologias e networking, por meio de palestras com renomados especialistas e profissionais dos segmentos voltados à concepção de novos empreendimentos e de retrofit de sistemas de climatização instalados.

O objetivo do evento foi atingido ao se conseguir disseminar informações a respeito da importância do projeto diante de dois temas que permanecem em evidência para toda sociedade há algum tempo, como a qualidade do ar, aspecto que a pandemia deu notoriedade, e a realidade em que os sistemas de climatização entram como item de contribuição para a saúde e segurança das pessoas.

A eficiência energética, outro tema que tem chamado a atenção devido à escassez dos recursos, demonstra que, neste contexto, um sistema de climatização planejado de acordo com as normas e diretrizes de bom desempenho, pode contribuir com a eficiência, gerando melhor performance e maior vida útil para os equipamentos.

Conclui-se a partir do evento que é possível prever mecanismos para garantia destes parâmetros ao atentar-se às recomendações de aplicação dos fabricantes para cada elemento que compõe o projeto. A seleção de componentes que foram temas de palestras, como: bombas, ventiladores, filtros, torres etc. devem ainda seguir as boas práticas de engenharia e atendimento às normativas, cabendo ao engenheiro responsável realizar análise minuciosa da envoltória local e sua correlação com cada elemento para que se tenha convergência destes parâmetros de forma satisfatória, resultando no atendimento integral dos requisitos de projeto com máxima eficiência.

O ENPC reuniu, em um mesmo fórum, profissionais multidisciplinares que estimularam importante discussão entre engenheiros e profissionais que atuam em áreas relacionadas, proporcionando atualização de conhecimentos, trocas de informações e acesso às novas tecnologias, tudo sob a ótica de projetos dedicados à climatização e refrigeração.

 

Homenagem

Assim como em todas as edições, a comissão organizadora do evento homenageou uma personalidade do setor AVAC-R. Neste ano, o eleito foi o Eng. Mecânico Luiz Fernando Michelena, proprietário do escritório Michelena Engenharia, fundado em 1980. A escolha se deu em reconhecimento à sua atuação e dedicação ao setor de projetos de AVAC-R.

 

Prêmio ASHRAE Technology Awards

A ocasião também foi palco para a entrega da premiação ASHRAE Technology Awards, que reconhece as aplicações inovadoras e bem-sucedidas, que incorporam o padrão ASHRAE, o qual avalia cases de obras de AVAC-R. Dois trabalhos de empresas com foco em projetos e membros do DNPC da ABRAVA estão na lista das obras premiadas em 2022. O representante da 12ª Região da ASHRAE, Thiago Portes, fez a entrega dos certificados:

  • Categoria de Novas Instalações em Cuidados com a Saúde – case do Hospital Mater Dei Betim – Eng.° Francisco José Simões Pimenta.
  • Categoria de Novas Edificações Comerciais – case do Edifício Portinari, elaborado pelo Eng. Ricardo Santos Dias Gibrail,

 

Encerramento

A programação do ENPC 2022 foi encerrada com o tradicional sorteio, realizado entre as empresas associadas ao DNPC, de duas viagens à feira da ASHRAE – AHR proporcionadas pelo DNPC e Sicflux . Os ganhadores foram os Engs. Renato Nogueira de Carvalho, da Termax Projetos e Consultoria  e  o Mauricio de Barros da Consult Ar

Entre os sorteios, a empresa patrocinadora Sicflux concedeu cinco viagens para uma visita técnica à sua fábrica em Joinville (SC). Os sorteados foram: Renato Nogueira; Sandra Brotel;Wili Hoffmann; Carlos Braga; e, Thiago Portes

O “XXII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores” contou ainda com o patrocínio das empresas do setor:  Armacell, Armstrong, Belimo, Daikin, Ecoquest, Evapco, Grundfos, Guntner, Indústrias TOSI, Midea Carrier, Sicflux, Soler & Palau, TRANE e TROX do Brasil. E, como copatrocinadores: Aerem, BerlinerLuft, Danfoss, Difusterm, Mecalor, Munters, Projelmec, Sansumg, Siemens e Traydus.

O evento contou também com apoio de diversas  entidades são elas: ABNT, ABRAFAC, ABRALIMP, ABRINSTAL, ANPRAC, ASBRAV, BRASINDOOR, FAIAR, FAPRO, FEBRAVA,  FEI, GRUPAS, IBF, PNQAI, SBCC e SMACNA BRASIL.

Confira as fotos do evento:

ACESSE AQUI 

 

 

Visitas técnicas

A edição do ENPC em Curitiba contou, de forma inédita, com duas visitas técnicas às fábricas da Trane e da Trox Brasil.

Em 16 de novembro, o grupo de projetistas e consultores associados à ABRAVA foi recebido pela diretoria e pelo corpo técnico da Trox Brasil. A visita proporcionou uma experiência e vivência com a marca, com a oportunidade de conhecer, in loco, processos, equipamentos e todo funcionamento do chão de fábrica, produção, tecnologia aplicada, entre outros atrativos da indústria.

O encerramento das atividades dos membros do DNPC foi concluído com uma visita à fábrica da Trane, no dia 19 de novembro. Os participantes conheceram a unidade, seus produtos, aplicações e processos. A novidade da visita ficou por conta do pré-lançamento do Trane RTAG Air-cooled Chillers.

O ENPC Curitiba contou ainda com o Jantar SMACNA BRASIL, evento exclusivo para membros associados ao DNPC ABRAVA.