DN Ar Condicionado Residencial e Central 

O segmento de abrangência do DN AC Residencial é responsável pela maior participação do faturamento do mercado de condicionadores de ar e engloba tanto equipamentos tipo janela como splits não-dutados de até 60 mil BTUs.

A intenção desse DN é fazer crescer o segmento por meio do alinhamento estratégico das soluções comuns aos interesses das empresas. Como prioridade, pretende implementar um processo de informações estatísticas da área e criar um Selo de Qualidade ABRAVA, identificando empresas (não apenas produtos) e levando aos consumidores a ideia do espírito de qualidade. Existe o Selo INMETRO Procel identificando os equipamentos com graus de eficiência energética.

Para os aparelhos tipo janela já existe o selo Procel de eficiência energética, mas o selo ABRAVA deve envolver produtos e serviços, o que trará para a entidade um universo de mais de 1.500 oficinas autorizadas. É neste ponto que entrará o foco do treinamento de mão-de-obra capacitada, para atender à demanda de assistência técnica e instaladores autorizados. 

Ao que se refere ao segmento de ar-condicionado central, o grupe reúne fabricantes de equipamentos de AC de maior porte, tais como chillers e roof tops. É responsável pelas principais obras de grande porte existentes no mercado de AC brasileiro de ar condicionado.

Entre as suas diversas ações, o Departamento Nacional de Fabricantes de Ar Condicionado Central tem buscado apresentar à sociedade soluções tecnológicas para a obtenção de alta eficiência energética e, assim, assegurar o aproveitamento dos amplos benefícios proporcionados pelos equipamentos e sistemas de ar condicionado.

Eficiência energética, fluidos refrigerantes, aproximação com órgãos do governo e entidades ligadas ao setor estão na pauta do DN.

Na pauta do DNAC, além de assuntos macros como Eficiência energética, fluidos refrigerantes, aproximação com órgãos do governo e entidades ligadas ao setor, o DN tem uma série de outros assuntos a serem tratados nesta gestão, entre elas:

  • Participar ativamente da pauta de eficiência energética e testes de equipamentos no Brasil. Discussão da adoção de normas, procedimentos de teste e estrutura laboratorial;
  • A formação de um Grupo Técnico (GT) para discussões de normas de eficiência, testes disponíveis no mundo para embasamento da posição dos Departamentos Nacionais, quanto a proposta do novo modelo regulatório em desenvolvimento pelo Inmetro;
  • Ampliar a sinergia das empresas participantes do DN com órgãos governamentais e entidades como Eletros, ABINEE e ABIMAQ, com o objetivo de elevar os fabricantes de AVAC a uma posição de destaque nas discussões técnicas de pautas comuns do setor.
  • Iniciar discussões acerca da adoção de novos refrigerantes, principalmente os levemente inflamáveis para desenvolvimento de Recomendações ao setor. O Grupo está preocupado com o que tem acontecido no mercado de gases para Retrofit de máquinas existentes, o objetivo é desenvolver um trabalho de normatização de segurança para gases refrigerantes no Brasil, similar ao Standard ASHRAE 15.
  • Acompanhamento do PBE Edifica
  • Acompanhamento de assuntos governamentais na parte tributária e de abertura de mercado que está sendo comunicada pelo governo, abertura de mercado, entre outros assuntos.

O grupo do DNAC é formado por empresas representantes dos maiores players do setor de ar condicionado, associadas à ABRAVA, que se reúnem mensalmente para discussão de temas relacionados ao setor.

gestão 23/25

Presidente –  Ronaldo Facuri (Traydus)

VP – Fernando Bassegio (Trox Brassil)