CONFIRA O CONTEÚDO DAS PALESTRAS QUE ACONTECERAM NO ENPC 2023 ACESSE AQUI

Mais de 200 profissionais, entre projetistas, engenheiros, varejistas, gestores de facility management e arquitetos, marcaram presença no “XXIII Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC), que abordou o tema “AVACR – Conforto ou Necessidade?”, que aconteceu no Expo SP. O evento foi organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, e conta com a correalização do SINDRATAR SP – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento, Tratamento de Ar do Estado de São Paulo.

O ENPC tem por objetivo apresentar tendências e vas tecnologias aplicadas em projetos de climatização e refrigeração. Além de, reunir profissionais para a troca de conhecimento, atualização, aprendizados, e, muito networking. O Encontro deste ano, atingiu seu objetivo ao reunir profissionais que atuam em áreas relacionadas à climatização e refrigeração para importante debate, discorrido acerca do tema escolhido para está edição. Foram dois dias de evento, mais de 20 palestras, um painel de discussão focado na NBR 7256 –  Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução de instalações.

Para o Engº Francisco Pimenta, presidente do DNPC que encerrou a sua gestão no ENPC 2023, “É com a sensação de dever cumprido que encerramos a 23ª edição deste encontro. Todos os anos, o nosso primeiro desafio é a escolha do tema, pois a área de projetos abrange diversos temas relevantes e que precisam ser debatidos. Neste ano, definimos o seguinte tema: ‘AVAC-R – Conforto ou necessidade?’ Neste contexto, desafiamos os palestrantes a ministrarem as suas apresentações com base nesta reflexão e o resultado superou as expectativas.”

“Nós projetistas sempre atuamos focados na inserção da qualidade do ar nos projetos de climatização, desde a consideração dos parâmetros estabelecidos até as taxas adequadas de ar externo e a sua respectiva classe de filtragem. Às vezes, estes fatores não são de conhecimento do contratante. Mas, o advento da pandemia deixou em evidência este tema para toda a sociedade, facilitando assim a assimilação deste conceito e abrindo um caminho, não apenas para os profissionais da área de projetos, mas para diversos segmentos falarem a respeito da importância e os impactos da qualidade do ar internos na saúde das pessoas”. Finalizou Pimenta.Confira a entrevista com Pimenta

Foram dois dias dedicados à troca de experiências, atualização profissional, difusão de novas tecnologias e networking, por meio de palestras com renomados especialistas e profissionais dos segmentos voltados à reflexão proposta pelo tema desta edição. Um sistema de climatização é conforto ou necessidade? O objetivo do evento foi atingido ao se conseguirmos disseminar informações a respeito da importância do projeto diante da perspectiva aguardada.

O ENPC 2023  foi aberto no dia 11 de setembro, com a formação da mesa solene, que contou com a participação, de Francisco Pimenta, Arnaldo Basile (Presidente da ABRAVA), Edson Alves (Presidente da SMACNA), Eduardo Yamada (presidente eleito Chapter Brasil – 24/25), e, Ricardo Albert (vice-presidente da ASBRAV, na ocasião representando o presidente Mário Canale).

A programação do primeiro dia contou com 08 palestras e a realização de um painel, e foi aberta com o Engº Arthur Aikawa, presidente do Qualindoor, que destacou a recente NBR 17.037, elaborada a partir da necessidade de atualização da RE 09 da ANVISA de 2003, elaborada há mais de 20 anos, em aspectos de evolução como, novos conhecimentos, novas tecnologias e necessidades do mercado. A NBR 17.307 considera novos aspectos como métodos e padrões de referência, a gestão da qualidade do ar interno, apontamento normativos que consideram a Lei 13.589 o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, a Portaria 3523 Ministério da Saúde, entre outros fatores. Confira a entrevista com ele

Ainda na programação, palestrantes trouxeram para o ENPC, temas relevantes e sinergéticos com a proposta do ENPC, são eles: “O Futuro com Fluidos Refrigerantes A2L de baixo GWP” com Lucas Fugita (Chemours); “Pilares da Descarbonização” com Rafael Dutra (Trane): “Ar condicionado em situações de pandemia” com Celso Simões (TROX); “Eficiência Energética em Sistemas de água gelada” com Henrique Ziroldo Araujo (Klimatix); “Building Resiliency in times of climate change”com Gustavo Hoffmann (Midea Carrier) ” Grundfuss distributed pumping: Uma nova forma de projetar sistemas de água gelada” com Eduardo Spagnuolo (Grundfos); “Tendências do mercado AVAC” com João Manuel Aureliano (Daikin). 

O encerramento do primeiro dia contou com a realização do painel de discussão acerca da NBR 7256, Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução das instalações, norma que levou mais de sete anos em revisão, comandada pelo ABNT/CB 055, secretariado pela ABRAVA. O novo documento aponta uma diversidade de informações técnicas para a saúde dos usuários e funcionários de ambientes de saúde, como os de hospitais. O objetivo central da norma é orientar profissionais de áreas médicas, engenharias e responsáveis por empreendimento dedicados à saúde, de maneira que sejam ambientes seguros para profissionais e usuários de ambientes médicos e hospitalares. O painel foi mediado pelo Eng. Miguel Ferreiros, e contou com a participação do secretário da NBR, Engº Mário Alexandre (ASBRAV), Engº Celso Simões (TROX e membro da comissão de revisão da NBR).

De acordo com  Ferreirós, a conclusão é que a partir de sua emissão em 2021 e emenda em outubro de 2022 as empresas projetistas, instaladoras, fabricantes, de comissionamento e de manutenção de sistemas de AVAC-R passaram a trabalhar para cumprir os requisitos a norma em instalações novas e reformas de instalações existentes. A preocupação com a elevação de custos decorrentes dos requisitos da norma para instalações de ambientes classificados como nível de risco 1 como salas de exames, clínicas de reabilitação ambulatórios de terapia ocupacional, entre outros, foi o tema que teve maior enfoque durante o painel de discussão. Confira a entrevista com os engºs Oswaldo Bueno e Miguel Ferreirós acesse aqui

O segundo e último dia de programação do ENPC contou com nove palestras, e foi aberta com a palestra internacional da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning Engineering) que esteve presente representada pela sua presidente Internacional Ginger Scoggins, o Diretor Regional John Constantinide e o Presidente do Capítulo Brasil Alexandre Kontoyanis. Confira a entrevista com ASHRAE AQUI

 Atualmente a ASHRAE possui um dos maiores arcabouços técnicos sobre eficiência energética em edifícios e descarbonização. Em sua apresentação, a Presidente Scoggins apresentou os desafios para o novo projeto da sede da ASHRAE em Atlanta. A nova sede foi concebida através de uma grande reforma em um edifício dos anos 70 com aproximadamente 6000 m², transformando-o em uma instalação NZE (Net Zero Energy) por meio de um projeto de climatização eficiente e autoprodução de energia através de painéis solares. A presidente ainda destacou a importância do Brasil dentro da ASHRAE, com mais de 300 membros atuantes nos dois capítulos brasileiros e com diversos projetos reconhecidos e premiados nos últimos anos.

Ainda na programação, palestras de temas variados relacionados ao  propósito do ENPC, são elas: “Respire tranquilo! A importância da ventilação para conforte e saúde” Carlos Santos Jr – Eduardo Berthomeu (Sicflux); “Melhores Práticas para instalações de bombas em aplicações de torres de resfriamento de circuito aberto”, Wilson José de Souza ( Armstrong); “Soluções Danfoss para balanceamento hidrônico e medidores de energia térmica ” – João Aguena (Danfoss); “Resfriamento Adiabático e a Ar: Conceitos e Aplicações” – Bruno Bonaldi (Evapco); “Soluções para ambientes internos saudáveis e eficientes – Leandro Medea (Belimo); “Ambientes Saudáveis e produtivos podem ser sustentáveis?” – Manoel Gameiro (Ecoquest); “Aquecimento de água com bomba de calor. Estudo de casos: Hotel Marriot Guarulhos e Hotel Jequitimar” – Marcos Santamaria (Tosi); E, “Novas tendências para conforto e eficiência em sistemas VRF” – Gustavo Baptista (Samsung).

As apresentações realizadas durante o evento serão disponibilizadas em breve

Homenagem

Assim como todas as edições do ENPC, aconteceu a homenagem a uma personalidade do AVACR, escolhido pela comissão organizadora do Encontro, o homenageado  foi o Engenheiro Willem Hendrik Jan Godfried Scheepmaker, que atua no setor desde 1964, passou pela STARCO, SIDEC, TECFRIL, Engetherm, e em 1990 fundou o Escritório Técnico Willem Scheepmaker & Associados S/C Ltda, até os dias de hoje. No ano de 1992 atuou como Diretor da ABRAVA.

 Nova presidência DNPC

A cada dois anos, a gestão do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores elege uma nova diretoria, desta forma o Eng°, Francisco Pimenta, da Climatizar Engenharia, passou o cargo de presidente para o Eng° Fernando Rossi Tessaro, da Termacon  Projeto e Consultoria. Para tanto, um novo vice-presidente foi eleito, passando assim ao cargo o Eng° Célio Martins, Análise.

Confira a entrevista com Fernando Tessaro AQUI

Para Fernando Tessaro, presidente eleito para a gestão de 2023/2025, “Assumir a presidência é uma responsabilidade importante que requer habilidades de liderança, organização e comunicação para aprimorar o encontro anual de projetistas e consultores da ABRAVA e garantir que os temas das palestras sejam atuais, inovadores e atrativos. É um grande desafio dar continuidade aos trabalhos que deram certo da gestão anterior. O Encontro permitiu a integração e interoperatividade dos profissionais de projetos e consultorias, fabricantes e instaladores”. A ocorrência do nosso evento, na mesma semana, dos eventos bienais do CONBRAVA e da FEBRAVA, presenteou com boas e qualificadas informações a população do setor AVAC-R. Estar presidente do DNPC (Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA) poderá ser uma experiência gratificante, mas também certamente será desafiadora.”

Encerramento

A programação do ENPC 2023 foi encerrada com os tradicionais sorteios. A empresa Sicflux levará cinco membros do DNPC para visita à sua fábrica em Florianópolis, além de uma passagem para uma visita à sua fábrica em Chicago, em janeiro de 2024.

O DNPC também sorteou uma passagem para a AHR 2024, que acontece em janeiro do próximo ano.

Agradecimentos

 O ENPC contou com o patrocínio das empresas: Armstrog, Belimo, Chemours, Daikin, Danfoss, Ecoquest, Evapco, Grundfoss, Indústrias Tosi, Klimatix, Midea Carrier, Samsung, Sicflux, Trane; e, Trox

E, as copatrocinadoras: Armacell , DAHLL COMÉRCIO, LG, Munters, Projelmec, Soler Palau e StarCenter

O evento conta ainda com apoio de diversas entidades, são elas: ABNT, ABRAFAC, ABRALIMP, ABRINSTAL, ASBRAV, ASHRAE South Brazil, Ashrae Brazil Chapter, BRASINDOOR, CEBRASSE, FAIAR, FAPRO, FEBRAVA,  FEI, GRUPAS, IBF, PNQAI, SBCC, SENAI e SMACNA BRASIL.

Confira o álbum de fotos com os melhores momentos ACESSE AQUI