No dia 16 de junho, aconteceu a 1ª. reunião do Comitê ABRAVA NR´s Normas Regulatórias da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, criado diante às novas determinações das NR´s já em vigor impostas durante à pandemia da COVID19 e seus reflexos nos setores representados. A reunião contou com cerca de 40 profissionais atuantes nas áreas representadas, incluindo, associados e representantes de entidades parceiras da ABRAVA.

De acordo com o Eng° Paulo Reis, idealizador do novo comitê que é também, presidente do Departamento Nacional de Automação da ABRAVA e diretor da VL Indústria. “ O Comitê foi criado para orientação tanto do setor de avac-r, bem para o mercado como um todo,  a nova orientação e padronização dos projetos para sistemas de tratamento da qualidade do ar interior conforme as novas regulamentações de cada uma das respectivas normas regulamentadoras da secretaria interministerial e especial do trabalho e emprego para atividades e projetos do AVAC-R”

Na programação da reunião foram destacados aspectos legais, abrangência e escopo das NR’s já formatadas e as NR’s ainda em análise, ponderações e formatação final. A fiscalização no setor AVAC-R foi um dos temas que ganhou destaque por conta dos impactos direto nos setores representados, com foco na importância da engenharia e a forma de agir para que se evite penalizações para empresas. O PMOC também esteve em evidência, tema de grande relevância no setor de climatização e refrigeração.

Ainda durante a reunião, foi discutido o melhor formato para desenvolvimento do escopo de trabalho, o Presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile ressaltou que o comitê deve ter uma atuação interdepartamental, como o CB-55, e com a contribuição da expertise de cada uma das áreas representadas.

Paulo Reis reiterou as considerações dadas por Basile, e “Destacou a importância da participação de todos os Departamentos Nacionais relacionados ao setor de ar condicionado da ABRAVA, e ressaltou o fato que as NR’s relacionadas com refrigeração também serão revisadas”

O convite para formação de um grupo de trabalho foi aceito de imediato por profissionais voluntários presentes na reunião como: Eduardo Bertomeu (Presidente do DN Ventilação); Fábio Tackacs (membro do DNPC);  Francisco Pimenta (Diretor da Regional MG e membro do DNPC; Gerson Catapano (SBCC); Gilberto Machado (Diretor Jurídico ABRAVA) Marcelo Munhoz (Presidente do DN Qualindoor); Miguel Ferreirós (Presidente do DNPC) e Jaqueline Tais (Universal

Refrigeração).

Para conhecimento e acesso às informações apresentadas na reunião, o documento foi disponibilizado para download. Acesse AQUI

A próxima reunião ficou pré-agendada para o mês de julho.