No dia 14 de dezembro, o Departamento Nacional de Meio Ambiente da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou o webinar Momento ABRAVA que tratou do tema “MOP35 e COP28: A agenda AVACR nos acordos”. O evento contou com a mediação do presidente da Associação, Arnaldo Basile, e participação dos convidados: Thiago Pietrobon (Presidente do DN Meio Ambiente), Renato Cesquini (Diretor de Meio Ambiente), e Rodolfo Dourado Gomes, diretor-executivo do IEI Brasil e coordenador da Rede Kigali.

O objetivo do webinar foi alcançado ao disseminar informações relevantes para o setor AVACR a respeito da COP 28 – Conferência das Partes, evento realizado pela ONU – Organizações das Nações Unidas, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e também no MOP 35, Reunião das Partes do Protocolo de Montreal, que aconteceu no mês de outubro em Nairobi, no Quênia.

Mudanças Climáticas, substituição de fluidos refrigerantes, qualificação de mão de obra, oportunidades para o setor AVACR foram alguns dos temas que estiveram na pauta do webinar. O evento contou com abertura do presidente da ABRAVA, o Engº Arnaldo Basile, que destacou a importância deste relevante tema para os setores representados pela associação.

Thiago Pietrobon, trouxe para o webinar um panorama geral dos principais pontos ocorridos nos dois eventos, os quais esteve presente representando à ABRAVA. Em relação à COP destacou que existem oportunidades para o setor AVACR, países se comprometeram a reforçar a orientação política, os incentivos, os regulamentos e as condições favoráveis para alcançar a escala de investimentos necessária para alcançar uma transição global para baixas emissões.

A emenda de Kigali, as metas para redução de HFCs, qualificação de mão de obra e a importância da disseminação de informações acerca da temática foram destacadas por Rodolfo Gomes, da Rede Kigali.

O diretor de Meio Ambiente da ABRAVA, Renato Cesquini apresentou um panorama do cenário atual e o futuro dos fluidos refrigerantes, além de a cronologia da evolução da indústria de fluidos refrigerantes. Em suas considerações, chamou atenção para que os profissionais do setor se capacitem para que possam atendem as demandas que surgirão para adequação dos novos fluidos.

O  webinar pode ser conferido na íntegra no canal oficial do youtube da ABRAVA  no MOP35 e COP28 (youtube.com)