No dia 31 de agosto, o Comitê Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA marcou presença na 8ª edição do Fórum Infra FM Hospitais. O evento reuniu cerca de 170 profissionais do ramo hospitalar, ocasião em que puderam conferir prática e teoria, sob a ótica do que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar, além de muito networking.
A 8ª edição do tradicional encontro pensado exclusivamente na capacitação e atualização de profissionais que atuam na gestão de FM em ambientes hospitalares, contou com 10 palestras focadas em oportunidades para melhorias no dia a dia da gestão da infraestrutura, instalações e serviços de suporte ao negócio da saúde.
Entre os palestrantes convidados, Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA e Diretor da CDomingues Consultoria, que abordou o tema “Tratamento de águas em Ambientes Hospitalares e saúde para pessoas e negócios”.
Para Charles, “Nosso objetivo ao falar a respeito da importância do tratamento de águas de sistemas de climatização é chamar atenção dos impactos na operação do dia a dia das redes como as hospitalares, fator ainda desconhecido até o momento para gestores e responsáveis pelo processo dentro destes tipos de ambientes. Participar da Infra Hospitais foi uma excelente experiência, onde vimos reunidos fabricantes, usuários, profissionais do ambiente hospitalar, facility management, entre outros profissionais juntos num mesmo fórum, com acesso a informações e noções concretas relacionadas à importância do programa de tratamento de águas em suas mais diversas aplicações”.
O setor hospitalar convive diariamente com uma diversidade de classificação de águas: consumo humano, PW , WFI, geração de vapor AVACR, dentre outras. A preocupação deveria ser comum hoje em dia, como a preocupação com a qualidade das edificações, as características sustentáveis, o princípio do ESG dentro do ambiente hospitalar, o conforto térmico e a qualidade de ar interno. Foi neste contexto que foi destacada a importância do programa de tratamento de águas em sistemas de AVACR, sua relação com a conservação, performance, saúde e segurança, e em especial com retorno sobre investimento, tendo como um dos pilares a manutenção de excelência em sistemas de AVACR.
O presidente do CNTA, chamou ainda atenção para à customização dos programas de tratamento, pois qualquer programa de tratamento em águas, busca classificá-la de acordo com sua utilização, e para isso, é condição imprescindível para o sucesso de qualquer programa de tratamento, o conhecimento da água de make-up, a sazonalidade e também composição do sistema que necessidade da água tratada. Ressaltou ainda, a necessidade da composição de escopos técnicos, cada um com sua finalidade visando orientar o cliente/usuário para o programa de tratamento ideal em função da água que se necessita em cada processo.
O evento contou com a participação presencial de aproximadamente 170 profissionais do segmento hospitalar, entre eles representantes daBeneficência Portuguesa, o Hospital Sírio-Libanês e Albert Einstein.
O Fórum contou também, comárea de exposições com12 patrocinadores que encontravam-se disponíveis para discutir de forma prática as melhores soluções em processos, produtos e serviços para otimizar o dia a dia da gestão dos participantes, entre eles as empresas associadas à ABRAVA: Conforlab, Indústrias Tosi, Mecalor e Midea Carrier
Leia a matéria original no site INFRA FM ACESSE