No dia 29 de julho, por iniciativa do Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo junto ao Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento aconteceu o seminário que abordou o tema “Uso do Ar Condicionado em Meios de Transportes com Foco em Conforto, Segurança e Saúde”. A conclusão do evento com base nos tópicos abordados e parecer dos especialistas participantes, é que o aparelho de ar condicionado veicular não deve ser desligado, e sim mantido sob manutenção adequada realizada por profissionais habilitados.
Para o presidente do DN AC Automotivo, Sérgio Eugênio, diretor da Super Ar e especialista em ar-condicionado automotivo, e mediador do seminário “Atingimos o objetivo da realização do seminário, muitas informações foram trocadas. Tínhamos a missão de esclarecer e orientar os usuários com foco nos devidos cuidados quanto a manutenção do sistema de um ar-condicionado, e os problemas que podem ocorrer com o aparelho de ar condicionado desligado ou usado de forma inadequada. O número de participantes e interessados no tema abordado, nos permite entender que o evento foi um sucesso, entre os participantes, empresas de ônibus, autarquias ligadas ao tema e órgãos regulatórios do país”.
O evento foi aberto oficialmente pelo presidente executivo da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile que proferiu palavras de apoio ao seminário e importância do tema tratado para à sociedade e agentes que atuam no setor automotivo.
Participaram do evento, importantes fabricantes do país de aparelhos de climatização, as principais empresas de transporte público e as autarquias como IPT, ANVISA, CETESB, COVISA, SPTRANS entre outros profissionais.
Na pauta do evento, a importância da renovação do ar no interior dos veículos ganhou destaque, além da conclusão de que o uso do ar-condicionado veicular é a melhor atitude a ser considerada neste momento de pandemia do coronavírus. O uso do ar condicionado é bom e faz bem, é direito do cidadão conhecer sobre o ar que entra dentro do teu corpo e dever da empresa cuidar da qualidade desse ar.
O seminário foi aberto com a palestra “Tipos de Aparelhos de Ar Condicionado” ministrada pelo Eng. Éder Redel, da Arco Climatização, que apresentou os tipos de aparelhos comercializados atualmente no setor automotivo, desde veículos pequenos como as vans até ônibus de grande porte com duplo piso.
Dando sequência, o tema abordado foi “Conceitos sobre Manutenção do Ar Condicionado de Transporte de Passageiros” apresentada por Constantino Mehlmann e Marcelo Silva, ambos profissionais da Bitzer, que destacaram o funcionamento dos componentes e as complicações, caso não seja utilizado o equipamento, além de, recomendações do fabricante para o bom funcionamento dos sistemas.
O evento contou com a participação especial do DN Qualindoor, Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA, com as considerações do presidente Marcelo Munhoz e do Eng. Leonardo Cozac, membro do Qualindoor, que abordaram a importância da filtragem nos sistemas, limpeza e os principais contaminantes existentes no aparelho de climatização, destacando a manutenção como fator principal para a qualidade do ar interno no veículo.
O seminário foi encerrado com as considerações do Eng. Oswaldo Bueno, coordenador do CB 055, consultor da ABRAVA que destacou as normas nacionais e internacionais referentes ao ar condicionado e suas impressões referente a renovação do ar e qualidade do ar interno nos ambientes automotivos.
O evento contou com o patrocínio das empresas Arco, Bitzer, Conforlab, Sicflux e Super Ar. Com apoio da Reed Exhibitions e Febrava.
Como próxima ação do DN AC Automotivo, no dia 29 de agosto acontecerá o curso de conceitos básicos “Ar condicionado para veículos leves e pesados, máquinas linha verde e amarela”