Dividido por segmentos, SMACNA DAY 2024 promoveu integração entre as áreas farmacêutica, hospitalar, corporativa e de serviços, reunindo fabricantes, instaladores, mantenedores e usuários de sistemas de HVAC

São Paulo, 10 de setembro de 2024 – A SMACNA BRASIL (The Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National Association), realizou a segunda edição do SMACNA DAY, entre os dias 4 e 5 de setembro, no Espaço Millenium, em São Paulo (SP), e recebeu cerca de 450 profissionais durante os dois dias de evento.

Com o objetivo de orientar o cliente final sobre os impactos de suas decisões na seleção da melhor contratação e processo adotado para prolongar a vida útil da edificação, o SMACNA DAY acontece a cada dois anos e nesta edição, trouxe um formato diferenciado, ampliado para dois dias, dividido por segmentos – Pharma, Hospitalar, Corporativo e Serviços.

“Criamos o SMACNA DAY com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre sistemas HVAC de maneira que o cliente final pudesse entender melhor os conceitos de climatização. Há dois anos, realizamos o primeiro evento, voltado para edificações corporativas, que foi um grande sucesso, com resultados excepcionais. Neste ano, decidimos expandir o evento, abrangendo quatro áreas distintas: farmacêutica, hospitalar, corporativa e de serviços. Foram quatro eventos realizados em dois dias, organizados por períodos, o que nos permitiu focar em temas específicos para cada público de interesse. O feedback foi excelente, tanto em relação à qualidade das palestras apresentadas quanto à participação ativa do público, ávido por informações. Recebemos, inclusive, solicitações para expandir o evento para outras regiões do Brasil”, comemora Edson Alves, presidente da SMACNA Brasil.

Pharma e Hospitalar

Na manhã do dia 4, Edson Alves, abriu oficialmente o evento, dando as boas-vindas e discorrendo sobre a entidade e suas ações no mercado de HVAC. Dirigido ao tema Pharma, Clóvis Policastri, Regional Director Europa da Haskell Company, apresentou sobre “Life Science Parks – Definição e Importância”. Na sequência, Luiz Roque Neto, Vice-Presidente da Takeda, trouxe o case de sucesso “Projeto Takeda: Modelo de Contratação, Desafios e Prazo de Execução”; e Marco Antonio Stephano, Professor e Pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, expôs sobre a “Contaminação Biológica”.
Encerrando a parte da manhã repleta de conteúdo de qualidade, os palestrantes participaram de uma mesa-redonda interagindo com o público presente.

Já na parte da tarde, o tema Hospitais, recebeu Felipe Salvador Ligório, Vice-presidente da Rede Mater Dei, que apresentou a palestra “A Importância dos Sistemas de Climatização em Hospitais”; seguido de Douglas Cury, Diretor da Grau Engenharia, com o tema “Alterações Relevantes da Norma NBR 7256”; e Raymond Khoe, Diretor da MHA Engenharia, trouxe “Soluções de Eficiência Energética em Sistemas de Ar Condicionado em Hospitais”.
Encerrando o primeiro dia do evento, a mesa-redonda contou com a mediação de Katia Fugazza, arquiteta e coordenadora técnica científica da ABDEH, que conduziu a discussão do tema hospitais com os palestrantes e público presente.

“Tivemos um dia recheado de excelentes palestras e público de qualidade, além da valiosa troca de experiências sobre o mercado farmacêutico e hospitalar, reunindo grandes nomes que atuam nesses segmentos”, disse Alves.

Edifícios Corporativos e Serviços

No dia 5, a manhã foi repleta de conteúdo destinado ao segmento Corporativo, com palestras de Fabio Morais, Vice-presidente da Brookfield, tratando a “Importância dos Sistemas de Climatização em Edifícios Corporativos (Green Field e Grey Field); seguido por Raul Almeida, Diretor da Teknika Projetos, que abordou o “Processo de Escolha do Sistema de Ar Condicionado em Edifícios Corporativos”; e Thiago Portes, Diretor da COMIS Engenharia, encerrando com “Motivos que Fazem um Edifício Verde não Performar”.

A parte da tarde foi dedicada ao segmento Serviços, com palestras de Stefano Bassanello, Gerente de Manutenção da Leroy Merlin, que trouxe à tona o “Impacto do Ar Condicionado na Gestão de Facilities”; as legislações brasileiras foram abordadas por Leonardo Cozac, CEO da Conforlab, com a palestra “O Impacto da Nova Legislação Brasileira no Ar Condicionado de Conforto para Ambientes Climatizados”; seguido por Arnaldo Wolmes Biondo, da ARBI Assessoria, que apresentou “A Importância e Desafios para Executar o Retrofit”.

O encerramento do evento contou com mesa-redonda de debates conduzida por Lea Lobo, Diretora da INFRA FM, com a participação dos palestrantes no segmento Serviços.

“Atingimos nosso objetivo ao trazer para o SMACNA DAY 2024 o cliente final, com palestras específicas sobre HVAC para sua área de atuação, de fácil entendimento e muita objetividade”, diz Alves.

O evento contou ainda com a exposição de produtos e serviços das seguintes empresas patrocinadoras do evento: Belimo, Best Clima, CACR, Climapress, Heating & Cooling, JAM Engenharia, Mercato Automação, Midea Carrier, Newset, Sicflux, Star Center e Traydus.