A segunda edição do “Agora É Que São Elas – Mulheres no AVAC-R”, que fez parte do evento “Elas na Indústria” foi considerado um sucesso por organizadores e participantes. Abrindo o evento, Gracia Fragalá, do Comitê e Núcleo de Responsabilidade Social (CORES) da Fiesp, afirmou estar emocionada e satisfeita em ter a casa cheia.

O presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Eduardo Trombini, por sua vez, ressaltou que a sociedade brasileira quer trabalhar essa diversidade. “Estamos aqui para dar e pedir resultados. A parceria com o Comitê é muito importante. Vamos encontrar os caminhos para ampliar a participação da mulher na nossa economia.”

A primeira palestrante, Adriana Carvalho, consultora da ONU Mulheres falou sobre a evolução feminina, destacando que a mulher precisa ser o quiser. Apontando o perfil de mercado, ressaltou que o número de mulheres engenheiras praticamente não mudou nos últimos anos.

Cônsul e Chefe do Setor Comercial Canadense no Brasil, Elise Racicot lembrou que a imigração é muito grande em Toronto, uma cidade que fala muitos idiomas. “A diversidade está nos nossos valores”, ressaltou. Ela explicou as políticas públicas canadenses baseadas no desenvolvimento sustentável e o papel da mulher nessas políticas.

Ana Fontes, presidente da Rede Mulheres Empreendedoras, contou um pouco da sua trajetória, lembrando que hoje a Rede é referência no mundo no apoio a mulheres que têm pequenos negócios. “A Rede passou a ser um negócio social que ajuda mulheres, através de mentoria, eventos, treinamentos e trabalhos que permitam à mulher ganhar independência financeira.”

A gerente de Recursos Humanos Sênior da Emerson Automation Solutions, Marília Pera Murasaki, lembrou que a Emerson tem metas globais e que ela faz isso para não perder o foco e o objetivo. Independente de defender a diversidade, a empresa busca sempre os melhores profissionais e não faz suas escolhas apenas pelo gênero.

A técnica Mecânica em Refrigeração e Climatização da Equinix, Carmosinda Santos, contou como acabou ficando conhecida após postar um vídeo na internet. Ela lembrou um pouco dos momentos vividos na profissão e ressaltou que as mulheres podem ser tão competentes quanto os homens, o que muda às vezes é um olhar mais “maternal” que as mulheres possuem. “Se hoje trabalho em uma das maiores empresas do setor, foi porque um homem disse que eu não podia e outro me pegou pela mão e me ensinou.”

Para GraciaFragalá é importante lembrar que a questão de gênero está no viés inconsciente. “A gente repete falas, comportamentos e atitudes ainda hoje, quando as mulheres já percorreram um longo caminho. Ainda assim temos muito a fazer.” Dentro do cenário atual, as mulheres representam 32% da força de trabalho na indústria. As atividades ainda são predominantemente masculinas.

Encerrando o evento o presidente Carlos Trombini afirmou que não é fácil mudar a cabeça dos “meninos”. “Nossos empresários precisam trabalhar para que isso se modifique.” Ele lembrou que a Escola Senai comemorou 70 anos recentemente, e que ao longo desse tempo 270 mil estudantes passaram por lá. Desse total, apenas 130 eram mulheres.

Trombini assumiu um compromisso com o CORES e sugeriu o “Elas de Refrigeração na Indústria”. A ideia é ter um trabalho de mentoria que terá foco em empreendedorismo. O objetivo é ensinar mulheres empreendedoras a participar do mercado. A empresa precisa ser sustentável.”

O evento foi encerrado com a entrega de um troféu para e mulheres homenageadas:Amanda Falamone dos Santos; Graça Galvão; Joana Canozzi; Juliana Pellegrini L. Trigo; Maria Aparecida Miranda de Araújo; Maria Perpétua Souza e Patrice Tosi, Viviane Nunes e Carmosinda Santos.

Também foram homenageadas as empresas, Eletrogel; Emerson; Trane; WEN; Chemours; Equinix pelos seus programas sociais e a Revista do Frio & Ar Condicionado pelos 60 anos de atuação no AVAC-R.

 

https://photos.app.goo.gl/kmE6RBWNEanRUfxK9  – link fotos

 

 

Patrocinadores

 Prata – Trane, Trox

Bronze – Aeris Tecnologia, Cepêra, Chemours, Daikin, Emerson, NexoAr,RAC,

Apoio – Abics, Abrasip, Abrinstal, Ashrae, CRT-SP, CNCR, Fenemi, Febrava, SBCC, Sindinstalação, Smacna,

Apoio de Mídia – AZM Comunicações, Multiuso Comunicação, Revista do Frio