Não raras vezes, nos deparamos com sinistros ocorridos em edificações onde suspeita-se sempre dos sistemas de ar condicionado ou refrigeração. Porque esta suspeita? A resposta mais simples, é sempre associada a práticas equivocadas ou mau estado das instalações. Entretanto, vale sempre entender que os sistemas que modificam a temperatura de algum fluido (geralmente ar ou água) sempre usam grandes quantidades de energia para seu propósito. Aquecer água em chuveiro elétrico demanda grande consumo de energia, e de forma análoga, resfriar o ar também consome expressiva quantidade de energia. Desta forma, equipamentos de climatização devem sempre estar em dia com a manutenção preventiva, o que nem sempre é realidade. Atenção especial deve ser dedicada aos Quadros Elétricos, conectores, terminais, e demais componentes.
De mesma importância, as boas práticas da manutenção indicam uma série de procedimentos de segurança, para que os trabalhos possam ser executados dentro de uma previsibilidade. O uso de produtos inflamáveis, por exemplo, é objeto de extrema preocupação, e as atividades decorrentes só devem ser executadas por Empresas com Profissionais devidamente habilitados e especificamente treinados, com imprescindível experiência prática.
As atividades da instalação e manutenção de sistemas de climatização sempre apresentam algum nível de risco, entretanto com a Análise Preliminar de Riscos (APR) podemos mapear todo o processo e estabelecer procedimentos que visam conferir o melhor nível de segurança para estas operações. A identificação de potenciais problemas no ambiente onde será executado o serviço em conjunto com a adoção de medidas cautelares, é atividade primordial, ainda mais se o ambiente tem materiais combustíveis no seu entorno.
Conhecer os produtos que são usados, entender sua Ficha de Segurança (FISPQ) e adotar as devidas medidas de proteção, pode significar a diferença. A abertura de chamas sempre é objeto de muita atenção. Equipamentos de soldagem devem estar sempre em perfeitíssimas condições, com maçaricos limpos e ajustados, usando sempre reguladores bem conservados com dispositivos de proteção. Observar sempre o local, removendo materiais inflamáveis das imediações, bem como manter extintores de incêndio sempre à mão.
Por Eng. Arnaldo Lopes Parra