No dia 12 de abril aconteceu 1ª. reunião geral de 2018 dos Departamentos Nacionais (DN’s) na sede da ABRAVA. O objetivo do Encontro é estimular a integração e sinergia entre os diversos DNs, que se reúnem a cada seis meses, para troca de informações sobre os segmentos que representam, e, definições de próximas ações que possam ser comuns a todos os segmentos envolvidos com foco na representatividade da associação.

O presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, abriu a reunião chamando a atenção para a importância de reunir este grupo, destacando o fato de ser uma das reuniões mais relevantes da associação. Enfatizou a semelhança de a ABRAVA ter uma estrutura de federação, onde cada DN tem sua autonomia, mas, atuando sob o regime do compliance da ABRAVA. A interação dos quatro segmentos com representantes de toda cadeia permite um trabalho integrado e com melhores resultados. Basile também falou sobre a abertura das duas novas regionais de Pernambuco e Bahia, ação que faz parte da descentralização da regional de Fortaleza que passou a ser de nominada Regional Ceará.

Sob coordenação de Nelson Baptista, a reunião tem na pauta diversos assuntos que foram abordados, O presidente do Departamento Nacional de Ar condicionado Residencial Toshio Murakami falou sobre o movimento da logística dos equipamentos, a ação tem data marcada para iniciar e que preocupa o setor, visto que o procedimento envolve o recolhimento de fluido refrigerante, fato que envolve questões delicadas para o seu cumprimento.

Na ocasião da reunião, foi oficializada a abertura do DN de Ar condicionado Automotivo, que já conta com associados. Participou da reunião Sérgio de Almeida (Super Ar indicado ao cargo de presidente do DN, que apresentou um panorama deste setor e os objetivos a frente deste desafio.

O eng° Leonardo Cozac falou sobre os desdobramentos de ações com base na aprovação da Lei Federal 13.589 sancionada em janeiro de 2018, na ocasião foi feita uma apresentação com informações sobre as obrigações e necessidades para o cumprimento da Lei que obriga que todos os edifícios de uso coletivo tenham um PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, destacando as oportunidades que surgirão em termos de negócios para as empresas do setor associadas.

O presidente do DN de Manutenção e Instalação, Gerson Catapano explanou sobre as ações do Grupo e informou sobre um curso de “Tributação para empresas da manutenção e instalação” que será realizado no dia 18 de maio na sede da ABRAVA.

O advogado Dr. Paulo Rosenthal, jurídico ABRAVA, falou sobre as ações jurídicas em andamento, destacou as mais importantes, falou que tem constantemente estudado o setor e que logo novas ações serão ajuizadas, além de, ressaltar a importância do cumprimento do compliance, elaborado há 7 anos, sendo está uma ação pioneira, haja vista que é a única associação que cumpre regras baseadas nas determinações do CADE. Ainda na reunião, foi apresentado o novo economista da associação Guilherme Moreira à frente do Departamento de Economia e Estatística – Decon.

Participaram da reunião: Presidente ABRAVA – Arnaldo Basile;   Presidente DN Manutenção e Instalação – Gerson Catapano – Mastin; Presidente DN Ar Condicionado Residencial – Toshio Murakami – Midea Carrier;  Presidente DN Refrigeração Industrial – Adhemar Magrini – Johnson Controls; Presidente DN Refrigeração Comercial – Eduardo Almeida – Bitzer;  Presidente DN Comércio – Norberto dos Santos – Bandeirantes;   Presidente  DN Ventilação – Sergio Groff – S&P Brasil;  Presidente DN Distribuição de Ar – Dilson Carlos Carreira – Powermatic; Presidente do Automação e Controle Irwin Rotchel –  Microbau;  Vice-presidente DN Meio Ambiente – Cida Contrera – Frigelar; Vice-presidente BCA – Fábio Neves – Anthares; Candidato à presidência do DN Ar condicionado Automotivo – Sérgio Silva – Super Ar; Past Presidente DNPC – Renato Nogueira; Past presidente Qualindoor – Leonardo Cozac – Conforlab; Representante do vice-presidente DN Refrigeração Industrial – Ricardo  – Mayekawa do Brasil; Coordenador dos DNs ABRAVA Nelson Baptista; Advogado ABRAVA – Paulo Rosenthal; e, Economista ABRAVA – Guilherme Moreira.  A próxima reunião do Grupo ficou pré-agendada para o mês de setembro.

 

Sobre os Departamentos Nacionais da ABRAVA

A ABRAVA conta hoje com 16 Departamentos Nacionais (DN),já incluído o recém-fundado “Ar condicionado automotivo”, que são organizados por  associados com objetivos comuns para a criação de fóruns adequados para discussão de questões inerentes às atividades de seus respectivos nichos de mercado, tais como: manufatura e produção; qualificação de mão de obra; questões legais, fiscais e tributárias;  desenvolvimento e revisões de normas e instruções técnicas visando o aprimoramento tecnológico simultâneo com os mais atualizados e inovadores fornecedores nacionais e internacionais.

 

Momento Comunicação Alessandra Lopes – Assessoria de imprensa Abrava