A ABRAVA por meio do seu Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores elaborou a Recomendação ABRAVA “RENABRAVA 9 – Renovação de Ar em Sistemas de AVAC-R Para Reduzir o Risco de Contaminação de Pessoas com o Vírus SARS- CoV-2”

ABRAVA lança a “RENABRAVA 09” que tem foco no aumento da renovação do ar dos ambientes em instalações existentes como importante ferramenta para reduzir riscos de contaminação aérea do SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19

Com sugestões de mudança total ou parcial do modo de operação do equipamento de ar-condicionado para o modo ventilação e abertura de portas e janelas, a Renabrava 09 destaca ações direcionadas a profissionais que atuam no setor e também ações que são de responsabilidade do usuário e que são necessárias para assegurar o escoamento do ar e a redução da concentração de contaminantes.

Com a missão de alertar a Sociedade sobre a importância da Renovação do Ar durante a pandemia do vírus SARS-COV-2, o Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da ABRAVA – Associação Brasileira da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento desenvolveu uma nova Recomendação Normativa, a Renabrava 09 (RN-09) que tem vigência até o encerramento da pandemia.

De acordo com o eng. Miguel Ferreirós, presidente do DNPC  “ Nosso objetivo é destacar que há diversas ações com baixo impacto de prazo e de custo que podem ser tomadas com o apoio de especialistas de AVAC-R, sem a necessidade de execução de obras ou instalação de novos equipamentos, e que permitem melhorar a diluição e a exfiltração de eventuais focos de contaminação com o vírus SARS-CoV-2”.

A elaboração desta Renabrava obedeceu a urgência do momento da pandemia, situação que profissionais do setor AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração) e Sociedade precisavam de um posicionamento e orientação em relação ao uso do ar condicionado e a importância da renovação do ar.

Embora as ações recomendadas na RN-09 também contribuam para a purga de outros contaminantes em suspensão no ar, o caráter excepcional das ações propostas tem o objetivo de auxiliar as autoridades públicas e empresas na contenção da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2.

 

A RN-09 conta com informações direcionadas a profissionais que atuam no setor AVAC-R e também para o usuário/responsável pelo sistema/equipamento de ar condicionado.  As ações especificadas na RN-09 não são por si só suficientes para diminuir o risco de contaminação por via aérea. Elas são complementares a outras ações sanitárias, determinadas por organismos reguladores, autoridades públicas locais e procedimentos corporativos de contingência para uso e limpeza dos ambientes.

Esta Recomendação Normativa da ABRAVA tem como princípio básico a “redução do risco para que pessoas não se contaminem com o SARS-CoV-2em ambientes fechados com risco de ocupação de pessoas contaminadas assintomáticas que podem estar emanando contaminantes, com risco de contaminação de outras pessoas.

O objetivo da RN-09 é incentivar as equipes de engenharia a avaliar as oportunidades que a sua instalação tem de aumentar a renovação do ar dos ambientes. Os engenheiros e técnicos de AVAC-R deve estudar as mudanças que podem ser suportadas pelos equipamentos existentes. Devem também considerar que a prioridade é reduzir o risco de contaminação e que alterações na condição de temperatura dos ambientes podem ser viáveis, particularmente nos períodos de outono e inverno.

No caso de dúvidas como, qual o tipo de sistema que está instalado? Qual a melhor decisão a ser tomada em relação ao meu ambiente? Ou qualquer outra dúvida por mais simples que possa parecer, o DNPC recomenda consultar um profissional habilitado, como o engenheiro de ar condicionado e refrigeração. Alterações no modo de operação dos sistemas de climatização requerem conhecimentos especializados associados a responsabilidade técnica definida.

A aplicação das ações recomendadas é destinada às instalações que estão em condições adequadas de manutenção e operação, de acordo com o PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle. Recomendando-se ainda, o aumento de frequência de inspeções de manutenção, para verificação da necessidade de substituição de filtros e higienização dos equipamentos.

 

A quais tipos de ambientes e sistemas se destina à RENABRAVA 09

As orientações contidas nesta recomendação 09 se aplicam a diversos tipos de ambientes que possuam sistemas de ar condicionado central com as seguintes características: Sistema de expansão indireta (Água gelada e “fan-coils” com renovação de ar); Sistemas de expansão direta (“Self-contained” ou “Split System” com renovação de ar); e Sistemas de expansão direta (VRF com renovação de ar).

Vale destacar ainda, que as recomendações desta Renabrava não se aplicam a sistemas de AVAC-R especiais ou ligados a processos como por exemplo: hospitais, salas limpas e indústria farmacêutica.

Consulte o documento na íntegra no site da ABRAVA https://abrava.com.br/normalizacoes/renabravas/

 

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA