O SINDRATAR-SP, a ABRAVA e a Sociedade Amigos da Universidade de HAIFA promoveram em agosto um jantar em Homenagem ao Professor Doutor Gustavo Mesch, Reitor da Universidade de Haifa, em Israel. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contou com a presença de empresários do setor de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar, membros das principais Universidades e Institutos de Ensino do país, dentre elas a Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves”.
Abrindo o evento a Diretora Executiva do SINDRATAR-SP, Viviane Nunes, falou da honra em receber o reitor e da oportunidade de conhecer melhor a Universidade de Haifa, bem como de mostrar um pouco do que é a indústria brasileira.
O presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Trombini, fez uma rápida apresentação do reitor, destacando alguns pontos da sua carreira. Para Trombini, é importante fomentar oportunidades como essa, uma vez que muitos desafios estão por vir e é preciso estar preparado para enfrentá-los. “Posso assegurar aos senhores que a Universidade de Haifa está preparada para esse futuro.”
Representando o presidente em exercício da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, o terceiro Diretor Financeiro, Antonio Carlos Teixeira Álvares, cumprimentou o convidado e lembrou de uma visita que fez a Israel, oportunidade em que ficou bastante impressionado com o desenvolvimento tecnológico local.
O reitor Gustavo Mesch agradeceu a homenagem e aproveitou para fazer uma rápida apresentação do que é a Universidade. Começou falando sobre o país, que além de pequeno tem poucas fontes de recursos naturais. Para superar tais desafios, a tecnologia tornou-se a principal aliada, quer seja para conseguir água potável ou para tornar a agricultura viável e destacou ainda a importância do Kibutz para o desenvolvimento do país.
A seguir, Mesch contou um pouco da história da Universidade. Fundada em 1962 é uma das principais de Israel. Possui seis faculdades diferentes: Letras, Ciências Sociais, Direito, Faculdade de Bem-Estar Social e Ciências da Saúde, Faculdade de Ciências e Educação Ciência e Faculdade de Educação, além de um curso de Gestão de Negócios.
Ao final da apresentação o reitor respondeu algumas perguntas dos presentes que versaram sobre desenvolvimento de novas tecnologias e a proposta do presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Trombini, de organizar uma missão para Israel de forma que os empresários dos dois países possam trocar experiências e estudar possibilidades de negócios.
O presidente do SINDRATAR-SP entregou uma obra de arte ao reitor da Universidade de Haifa, desenvolvida pelo artista Cildo Oliveira, curador do Prêmio Brasil de Fotografia. Ele recebeu ainda um livro ofertado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), cujos representantes não puderam participar do evento.
AzCom – assessoria de imprensa Sindratar-SP