Desde o começo do mês de março, a Regional ABRAVA MG está de casa nova, seu novo endereço é a sede do CREA MG. A mudança de endereço é resultado do bom relacionamento com o Conselho e das ações realizadas em conjunto em prol ao setor AVAC-R e a Sociedade Assim como outras entidades possuem seus escritórios no prédio, o convite foi feito para a diretoria da Regional. A localização da nova sede é vista como mais um fator positivo nesta parceria, pois após esse período de turbulência com a pandemia da COVID19, o novo endereço que fica na região central de Belo Horizonte, facilitará a interação entre as entidades também presentes no local, a realização de reuniões de trabalho, visitas de empresas que atuam no setor AVAC-R no Estado, além de, a possibilidade de utilização da infraestrutura para a realização de eventos e treinamentos direcionados.
Para Francisco Pimenta, diretor da Climatizar Engenharia Térmica e diretor geral da Regional ABRAVA MG, “é muito importante que a ABRAVA estreite os seus relacionamentos com instituições afins, que são as que se encontram dentro do CREA-MG, agora ao nosso lado. E mais ainda o próprio CREA-MG, que nos dá a oportunidade de seguirmos o mesmo rumo para a melhoria de qualidade de vida das pessoas, função primordial do setor HVAC.”
A aproximação com o CREA MG se deu desde a promulgação da Lei do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle de n° 13589/2018. Focados na divulgação da Lei e sua aplicabilidade, os representantes da Regional iniciaram uma abordagem contínua com as VISAs e o CREA de Minas Gerais, cujo objetivo era de estimular e intensificar a fiscalização por parte dos órgãos competentes. A missão era de interagir de forma intensiva, para que, assim como tantas outras leis no Brasil, a do PMOC não ficasse apenas no papel.
Como resultado das investidas junto ao CREA diante da temática PMOC, uma série de ações foram realizadas como o 1° seminário sobre o tema na região para treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos no controle e fiscalização dos empreendimentos nos quais a referida lei se aplicava, a elaboração de uma cartilha, e a viabilização do inédito Portal do PMOC realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que servirá de base de consulta para monitoramento de informações e consultas a respeito da validade do PMOC dos ambientes, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), a análise da qualidade do ar, o projeto da instalação e o certificado da limpeza das redes de dutos.
A parceria entre a Regional ABRAVA e o CREA MG permitiu que a sinergia dos assuntos em pautas nas entidades aumentasse ainda mais a necessidade de proximidade, fato que resultou no convite para a mudança da nova sede para junto ao órgão.
De acordo com o Eng° Carlos Braga, diretor da Regional MG “As tratativas da cessão do espaço foram iniciadas no início de 2020, veio a pandemia, depois a eleição para presidência do CREA-MG, até que o então presidente Lúcio Borges foi reeleito, fato que agilizou o processo já em andamento. Fomos então chamados para uma reunião, e fomos informados da aprovação da cessão de espaço, o que para nós da direção da regional representou um passo definitivo no reconhecimento da importância da nossa entidade como representante das empresas e profissionais na interação com entidades de classes, órgãos governamentais, organizações acadêmicas e a sociedade em geral, que é a missão da ABRAVA”.
Para os diretores da Regional Minas Gerais, que conta ainda com o voluntariado de Leylla Lisboa, gestora da Circuito Soluções, a expansão da Regional dá visibilidade ao setor AVAC-R e desmitifica a entendimento é que a ABRAVA é uma entidade paulista, voltadas apenas para as empresas e profissionais do Estado de São Paulo. O resultado das ações realizadas em MG tem comprovado o valor que a ABRAVA tem nacionalmente, pois todas as conquistas só foram possíveis por ser uma entidade com suas missões e valores bem definidos, e atuante de acordo com as necessidades das empresas do setor AVAC-R e Sociedade.
Para 2021, além da mudança de endereço, a Regional conta ainda com diversos projetos em conjunto com o CREA-MG. Entre as ações realizadas no último ano estão: a modernização de todo o sistema do CREA-MG, que culminou com o lançamento em janeiro de 2021 do novo SITAC – Sistema de Informações Técnicas e administrativas do CREA , que deve tornar mais fácil e ágil o acesso dos profissionais de engenharia a todos os serviços prestados pelo CREA-MG; e a separação das diversas atividades desenvolvidas dentro do AVAC-R, que até então estavam todas incluídas em um único item “Ar Condicionado”, o que tornou mais fácil e racional o preenchimento das ART´s.
A Regional ABRAVA MG já pleiteou junto ao CREA-MG a disponibilização periódica dos números globais dessas ART´s, de forma que, possa ter acesso ao quantitativo dos serviços realizados no estado de Minas Gerais separados por projeto, instalação e manutenção, desta forma, possibilitará a análise desses dados, podendo assim obter o tamanho da representatividade do mercado mineiro no cenário nacional, das tendências do mercado, e seus impactos, possibilitando assim um melhor planejamento para as empresas que atuam no setor.
Outro projeto, em andamento em conjunto com o CREA-Junior é o de levar à todas as escolas de engenharia do estado, seminários e informativos sobre o setor de AVAC-R, oportunidades e necessidades, de forma a disseminar informações aos estudantes e profissionais recém-formados, conectando assim jovens profissionais com as empresas do setor.
Para informações referentes a Regional ABRAVA MG envie um email para abrava.mg@abrava.com.br