No dia 19 de outubro, representantes do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e o presidente da Entidade se reuniram com Edson Aparecido dos Santos, Secretário da Saúde do município de São Paulo, na pauta da reunião a Qualidade do Ar, sua relação com a Covid19 e a reestruturação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para o Qualindoor, a reunião com o Secretário foi positiva com a sinalização da realização de um webinar a ser realizado ainda em 2020, e a criação de um grupo de trabalho com a participação dos representantes da ABRAVA e COVISA, a ser coordenado pelo seu presidente, o enfermeiro Luiz Artur Vieira Caldeira.

O Presidente da ABRAVA, o Eng° Arnaldo Basile, abriu a reunião agradecendo a oportunidade do encontro, e ressaltou a importância de ambas entidades para à sociedade. Iniciou suas considerações apresentando o escopo de atuação da Associação, destacando a abrangência das ações institucionais e representatividade junto a vários organismos no Brasil e Exterior, com destaque ao propósito de fomentar melhores condições à sociedade, tanto aos profissional como empresas do setor, com desenvolvimento técnico com responsabilidade no que se refere a sistemas de ar-condicionado, por seus diversos Departamentos Nacionais, em especial ao DN Qualindoor, dada a pandemia, com contribuições no que se refere a qualidade do ar de ambientes de uso público e coletivo. Resgatou ainda, informações da parceria da ABRAVA com profissionais da COVISA, no que se refere a capacitação de agentes da COVISA para a melhoria de instalações, colocou a ABRAVA à disposição da municipalidade para contribuir no que for necessário”.

Na sequência, o Eng° Leonardo Cozac, ex-presidente do Qualindoor, atual Diretor de Operações da ABRAVA fez um breve relato a respeito das atividade iniciadas em 2003 e 2004, ações direcionadas para fiscalizações de sistemas de ar-condicionado, as quais ganharam maior  notoriedade, após a infecção e falecimento do Ministro Sergio Motta em 1998. Destacou ainda, trabalhos realizados em mais de 50 shoppings centers na cidade com melhorias sensíveis, uma vez que até então, buscavam apenas conforte térmico.

Cozac evidenciou o exemplar trabalho realizado pela COVISA-SP, destacando ser de suma importância ao Brasil, e que a ABRAVA gostaria de contribuir nos aspectos técnicos com a PMSP, por exemplo no que se refere aos procedimentos e protocolos que envolvem o ar condicionado.

O Secretário da Saúde, Edson Aparecido iniciou suas considerações informando os números e resultados do combate à COVID-19 na cidade de SP e do desafio de realizar um trabalho paralelo de reestruturação da Secretaria Municipal da Saúde, no sentido de ampliar a capacidade de atendimento de 507 para 1240 leitos, partindo-se de 19 hospitais para 28, e implantação de estratégias de isolamento dirigido e internação de pessoas contaminadas, mesmo em casos leves, propiciando conter o contágio, e destacou que no auge os hospitais públicos da cidade chegaram a ter 94% dos leitos ocupados, o que exigiu apoio de hospitais particulares, evitando situações vivenciadas na Europa de se ter que escolher quem vive e quem morre.

A respeito da reestruturação, informou que a SMS possui 80 mil funcionários e que houve um esforço para atuação em “rede conectada” com foco no território. Destacou que existiam 38 órgãos ligados a SMS de forma centralizada, e que hoje estão organizados em 4 secretarias executivas, com uma estrutura mais ágil, inclusive para o processo de fiscalização, graças ao aumento de forma estruturante. Atualmente conta com 200 profissionais centralizados e outros 300 com atuação regional, os quais escolheram os locais de trabalho conforme região de moradia.

O Sr. Edson lembrou da participação da manifestação da ABRAVA em audiência pública sobre a descentralização e ressaltou que a ABRAVA tem linha direta com a SMS a qualquer momento. Citou ainda, o trabalho a ser realizado no período pós pandemia em desenvolvimento com a USP, haja vista 9 comorbidades envolvidas, relacionadas a funções renais, cardiorrespiratórias e mentais das pessoas que contraíram a doença, e que a SMS está aberta para receber sugestões e contribuições.

Marcelo Munhoz, presidente do DN Qualindoor encerrou a reunião com suas considerações, e concluiu que a aproximação e parceria entre Abrava e a SMS, só traz benefícios, pois promove uma melhor comunicação e orientação na boa utilização dos sistemas de ar-condicionado por toda a sociedade.

Participaram da reunião: Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo – Edson Aparecido dos Santos; Presidente da ABRAVA – Arnaldo Basile; Presidente do DN Qualindoor – Marcelo Munhoz; Ex-Presidente do DN Qualindoor – Leonardo Cozac; e, o Secretário Executivo do Qualindoor – Marcelo Mesquita.