No dia 22 de outubro, representantes do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e o presidente da Entidade se reuniram com o presidente da COVISA Luiz Artur Vieira Caldeira, com o objetivo de tratarem de assuntos técnicos operacionais e futuras parcerias. Na pauta a qualidade do ar, a Portaria 1.041 da PMSP, o uso do ar-condicionado, protocolos e a reestruturação e nova forma de atuar da Coordenadoria de Vigilância da Saúde na cidade de São Paulo.

Para o Eng. Leonardo Cozac, diretor de operações da ABRAVA, “Essa conversa foi fundamental para entender o novo processo de fiscalização de sistemas de ar-condicionado na cidade de São Paulo que tende a aumentar com a reestruturação da COVISA, além de estreitar o relacionamento da associação com a Prefeitura em relação aos assuntos técnicos de sistemas de climatização.”

A reunião de trabalho foi solicitada pelo Secretário da Saúde do município de São Paulo Edson Aparecido dos Santos, que participou de reunião online no dia 19 de outubro com o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile e membros do Qualindoor. Entre os temas abordados: a Qualidade do Ar e sua relação com a Covid-19, e a reestruturação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na pauta da reunião com o presidente da COVISA, o objetivo central foi entender o processo de reestruturação da COVISA promovido pela Prefeitura de São Paulo e como ficou determinada as fiscalizações em sistemas de ar-condicionado na cidade.

De acordo com Luiz Caldeiras, o processo de fiscalização será mantido. A novidade é que as fiscalizações serão descentralizadas, não ficando sob responsabilidade de uma única equipe focada no tema e sim, para todos os fiscais que atuavam em outras áreas como alimentos, águas, dedetização, dentre outras. Desta forma, todos os fiscais serão treinados e estarão aptos a realizarem quaisquer tipos de fiscalização.

A ABRAVA destacou as ações realizadas anteriormente com a ANVISA, e se colocou à disposição para futuros treinamentos técnicos e realização de eventos em parceria para os fiscais da COVISA.

A Portaria da Prefeitura Municipal de São Paulo n.° 1.041 de 02 de outubro de 2020 foi outro tema apresentado pela ABRAVA na reunião da COVISA. A Associação registrou sua preocupação em relação às orientações técnicas que constam do Decreto, que orienta determinados tipos de ambientes a realizarem limpezas em sistemas de ar-condicionado/ventilação/climatização, com periodicidade semanal.

Participaram da reunião: Equipe COVISA – o coordenador Luiz Artur Vieira Caldeira, André Castilho – diretor da divisão e Sandra Ery Kojo – assessora técnica; na equipe ABRAVA – o  Presidente Arnaldo Basile; e os membros do Qualindoor, o Diretor Operacional Leonardo Cozac e Diretor Social Eduardo Brunacci.