A cada dia se torna mais evidente a importância da gestão da Qualidade do Ar de Interiores – QAI, e para atender essa demanda, se faz necessário que profissionais especializados estejam à frente deste tema. E, foi pensando neste cenário, que o Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento desenvolveu de forma inédita, um programa de capacitação focado no tema que ganhou destaque neste momento de pandemia mundial do Sars-CoV2 (Coronavírus).

Idealizado para ser realizado no formato online e com metodologia de ensino à distância (EAD), o curso foi estruturado em seis módulos que somam 36 horas, e é direcionado a engenheiros, técnicos, tecnólogos e profissionais responsáveis pela gestão de edificações, no que se refere à qualidade da infraestrutura, em especial nas áreas de ventilação e ar-condicionado.

Para Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor e diretor da Sicflux, “O tema qualidade do ar interior vem ganhando importância ao longo dos anos, e os profissionais do setor de AVACR e de outras atividades ligadas ao tema têm buscado por qualificação. Estudos e legislações praticadas em vários países, demonstram resultados positivos e benefícios da adoção de medidas dedicadas ao tratamento do ar que respiramos em ambientes climatizados artificialmente”

O programa de capacitação em qualidade do ar interno foi estruturado em seis módulos de conteúdos técnicos e que serão ministrados por renomados especialistas que atuam no segmento de Qualidade do Ar Interno no setor AVAC-R.  Os temas abordados são: Fundamentos da Qualidade do Ar; Higienização e Manutenção do Sistema de Ar-Condicionado; A Água e seus impactos na Qualidade do Ar interno; Inovação Tecnológica para QAI; Técnicas de Monitoramento da QAI; e, Ventilação em Cozinhas Profissionais.

O objetivo do programa é disseminar informações a respeito da QAI, seus aspectos legais e suas exigências, juntamente com conceitos sobre microbiologia e processos de filtragem, tipos de filtros e renovação do ar, passando por processos de higienização de dutos e manutenção de máquinas, com destaques para a legislação vigente sobre os limites de contaminantes e as normas brasileiras de referência. Assim como, evidenciar os efeitos de sua má qualidade para toda a sociedade, possibilitando ao aluno entender a necessidade da análise da Qualidade do Ar de Interiores, a interpretação da taxa de CO2 e a responsabilidade técnica dos profissionais envolvidos.

No programa de capacitação também serão apresentadas informações sobre Legionella e o tratamento de águas para sistemas de climatização e refrigeração, bem como conceitos sobre Compostos Orgânicos Voláteis – VOCs, Radônio e novas tecnologias para qualidade do ar e seu monitoramento automático, contemplando ainda, uma abordagem dedicada aos sistemas de ventilação para cozinhas profissionais.

Os interessados no programa de capacitação em qualidade do ar interno poderão fazer todos os módulos ou escolher apenas o módulo que achar necessário para sua formação. Para recebimento do certificado, o aluno terá que realizar uma prova dos conhecimentos adquiridos. 

O Programa de Capacitação de Qualidade do Ar de Interiores é patrocinado por diversas empresas do setor, fator que possibilitou um valor comercial de menor impacto aos interessados, associados e estudantes que contam ainda com descontos especiais. Para consultar a programação completa e valores acesse  AQUI ou por meio do email cursos@abrava.com.br