Assim como nos Estados Unidos, que terão eleição presidencial em 03 de novembro de 2020, no Brasil estão previstas eleições municipais para 15 de novembro, com segundo turno marcado para dia 29 desse mesmo mês. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do País.

Em artigo publicado pela ASHARE em 20 de agosto, abaixo resumido, são apresentadas recomendações gerais para a boa qualidade do ar interno nos ambientes de votação, as quais devem ser observadas e estão relacionadas aos sistemas de ventilação, de ar-condicionado e de abastecimento de água:

Escolha do local de votação: Devem ser selecionados espaços amplos para que as pessoas guardem distância entre elas e, se possível, com um teto alto para fornecer mais volume para diluição do ar, e preferencialmente com janelas que possam ser abertas para garantir a boa ventilação e renovação do ar.

Inspeção e manutenção: É importante avaliar a condição dos sistemas de ventilação e de água e fazer os reparos necessários. Todos os proprietários de edifícios e profissionais de serviço devem seguir as normas de inspeção e manutenção de sistemas de ar condicionado.

Operação de sistemas de ar-condicionado: Os sistemas de exaustão de espaços de trabalho e de banheiros devem estar funcionando quando o espaço estiver ocupado. Se o sistema possuir sistema automático de liga / desliga com o termostato, deve ser considerado manter a ventilação ligada constantemente durante as horas ocupadas. No banheiro, se a exaustão for controlada por interruptores manuais, deixe o ventilador funcionando por 20 minutos após o uso ou considere manter o interruptor na posição “ligado” e usar sinalização para não se alterar essa configuração.

Ventilação: Um bom suprimento de ar externo, dimensionado de acordo com as normas, é importante para diluir contaminantes internos como ação de primeira linha de defesa contra a transmissão por aerossol do SARS-CoV-2. Ciclos de renovação do pré e pós-ocupação são recomendados para “lavar” o edifício com ar limpo. Se o local de votação não for ventilado ou mal ventilado e a eficiência do filtro não for boa, deve ser considerada a abertura de portas e janelas.

Distribuição de ar: a distribuição do fluxo de ar não deve causar fluxo de ar do rosto de uma pessoa para outras pessoas, portanto, deve-se tomar cuidado ao usar ventiladores pessoais.

Filtração do ar: Recomenda-se o uso de pelo menos filtros com classificação G4 + M5, com atenção as determinações da norma ABNT NBR 16401, que traz uma tabela correlacionando o ambiente e a classificação adequada dos filtros, se isso não afetar adversamente a operação do sistema. Se os filtros G4 + M5 não puderem ser utilizados, inclusive quando não houver ventilação mecânica no ambiente, filtros de ar do tipo HEPA portáteis podem ser usados em espaços ocupados como uma medida alternativa.

Limpeza do ar: Purificadores de ar, como desinfecção germicida ultravioleta, também podem ser considerados para complementar a ventilação e a filtração. Tecnologias e equipamentos específicos devem ser avaliados para garantir o tratamento efetivo do ar interno sem gerar contaminantes adicionais ou impactar negativamente a distribuição do ar espacial ao criar fortes correntes de ar.

Temperatura e Umidade: É desejável definir o termostato do ar-condicionado na extremidade superior da zona de conforto de temperatura de 22 a 26°C, e manter a umidade relativa entre 40 e 60%, conforme legislação da ANVISA.

Considerações sobre o uso de energia: Ao selecionar estratégias de redução de custos, deve-se levar em consideração o uso de energia, pois pode haver várias maneiras de atingir as metas de desempenho que têm impactos muito diferentes no uso de energia.

Mudanças de controle e uso de recuperação de energia para limitar ou compensar o efeito das mudanças na taxa de ventilação do ar externo e eficiência do filtro podem reduzir ou compensar eventuais acréscimos de consumo de energia e custos operacionais.

Precauções do sistema de água: Prédios que não foram ocupados podem estar com a água estagnada e os sistemas de água devem ser devidamente inspecionados e preparados para remover contaminantes potenciais.

 

Para conhecer a orientação completa sobre ar-condicionado, ventilação e sistemas de abastecimento de água em locais de votação, clique aqui.

 

Sobre ASHRAE

Fundada em 1894, a ASHRAE é uma sociedade profissional global comprometida em servir a humanidade através do avanço das técnicas e ciências de aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração e seus campos associados.