Qualindoor ABRAVA chama atenção para a posição oficial da Organização Mundial da Saúde – OMS e da ANVISA a respeito do uso do ar condicionado durante a pandemia

Informamos a seguir a posição oficial das autoridades sanitárias especialidades nacionais e internacionais e nacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde, em relação ao uso de sistemas de ar condicionado durante a pandemia da COVID-19.

OMS: Posso usar o ar condicionado no contexto do COVID-19?

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) são usados ​​para manter a temperatura e a umidade do ar interno em níveis saudáveis ​​e confortáveis. Um sistema bem mantido e operado pode reduzir a propagação de COVID-19 em espaços internos, aumentando a taxa de troca de ar, reduzindo a recirculação de ar e aumentando o uso do ar externo. Os modos de recirculação (que recirculam o ar) não devem ser usados. Os sistemas HVAC devem ser regularmente inspecionados, mantidos e limpos.

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-ventilation-and-air-conditioning-and-covid-19

 

ANVISA– Agencia Nacional de Vigilância Sanitária: Nota Técnica NOTA TÉCNICA Nº 03/2020 /SEI/CIPAF /GIMTV /GGPAF/DIRE5/ANVISA – Utilização dos sistemas de climatização em portos, aeroportos e passagens de fronteiras durante a pandemia da COVID-19.

“O sistema de climatização pode ser um aliado importante quando corretamente instalado e mantido dentro das condições adequadas de higiene e operação. Os sistemas de climatização podem influenciar na qualidade do ar interior.

Importante destacar que o sistema de climatização não irá eliminar a presença do vírus no ambiente, apenas pelo seu sistema de filtragem ou pelo controle de umidade e temperatura.

A orientação é que, os sistemas de climatização, inclusive os do tipo mini-split, sejam mantidos sempre limpos e com renovação de ar externo. Para maior renovação do ar, adicionalmente, recomenda-se manter abertas as portas e janelas. Os operadores dos sistemas de climatização, de áreas não críticas, devem garantir a máxima renovação do ar dos ambientes. Além disso, deve-se aumentar a frequência de inspeções com intuito de verificar a necessidade de substituição de filtros e higienização dos equipamentos.

Orientamos que alterações no modo de operação dos sistemas de climatização sejam avaliadas pelo responsável técnico”

Para mais informações enviar email para o pmoc@abrava.com.br

 

ABRAVA  – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.