No dia 09 de março, o Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou uma reunião em parceria com a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo que tratou dos temas “Ar Condicionado em Meios de Transporte” e os “Impactos do fluido refrigerante no meio ambiente” . O encontro aconteceu de forma híbridasendo presencial no auditório da ABRAVA e online pela plataforma Zoom.

A conclusão do evento com base nos tópicos abordados e parecer dos especialistas participantes, é que o aparelho de ar-condicionado veicular não deve ser desligado, e sim mantido sob manutenção adequada realizada por profissionais habilitados.

O evento foi aberto pelo presidente executivo da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile que proferiu palavras de apoio ao seminário e importância do tema tratado para à sociedade e agentes que atuam no setor automotivo.

Na programação da reunião, seis palestras ministradas por renomados profissionais que atuam em áreas ligadas ao tema da reunião, deixaram em evidência a importância da qualidade do ar interno nos meios de transportes com foco na saúde e segurança das pessoas.

Na pauta do evento, a importância da renovação do ar no interior dos veículos ganhou destaque, além da conclusão de que o uso do ar-condicionado veicular é a melhor atitude a ser considerada neste momento de pandemia do coronavírus. O uso do ar condicionado é bom e faz bem, é direito do cidadão conhecer sobre o ar que entra dentro do teu corpo, e dever da empresa cuidar da qualidade desse ar por meio de operação correta, seguindo as normas e leis vigentes no país.

O presidente do DN AC Automotivo, Sergio Eugênio abriu a reunião com um parecer geral a respeito dos impactos causados na vida das pessoas devido às mudanças climáticas. Conceituou aspectos como a importância da substituição dos fluidos refrigerantes de forma consciente, pois quando soltos na atmosfera contribuem com o aquecimento global.

Em pauta na reunião, o Diretor de Meio Ambientes do DN Automotivo da ABRAVA, Carlos Ribeiro da Chemours, falou a respeito do substituto do R134a em Sistemas Ar Condicionado Automotivo.

Constantino Mehlmann da Bitzer, vice-presidente do DN Automotivo ABRAVA destacou pontos importantes quando o assunto é ar condicionado no transporte público, que além de,  controle da temperatura, atua na circulação, renovação e filtragem do ar interno no ambiente interno do veículo.

Um balanço a respeito da COP-26/Glasglow foi feito por Thiago Pietrobom , da Ecosuporte e Presidente da Câmara Ambiental que representa a ABRAVA na CETESB, que esteve na Conferência e pode conferir pessoalmente as tratativas para limitar o aquecimento à1,5 °C até 2100, uma das soluções apontadas é manter as emissões globais de gases de efeito estufa em declínio nesta década e alcançar emissões liquidas zero a metade do século.

A Qualidade do Ar no Estado de São Paulo foi o tema abordado pela Dra. Maria Lucia Guardani, especialista em Ar da CETESB que falou a respeito de poluentes atmosféricos, índice de qualidade do ar e os efeitos à saúde, indicadores de poluição e  rede monitoramento.

Participaram do evento, importantes fabricantes do país de aparelhos de climatização, presença de representantes da CETESB, COVISA, SPTrans, SP Urbanus Reed, Anfavea e alguns associados.