Dois trabalhos de empresas com foco em projetos, e membros do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores -DNPC da ABRAVA, foram premiados no Technology Awards Chapter Brasil ASHRAE 2022.
A premiação fez parte das ações de comemorações dos 20 anos do capítulo brasileiro da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Ar Condicionado e Refrigeração – Chapter Brasil ASHRAE, que realizou no dia 26 de maio, o Encontro de seus Membros.
O ASHRAE Technology Awards é uma premiação em reconhecimento às aplicações inovadoras e bem-sucedidas, que incorporam o padrão ASHRAE, que avalia cases de obras de HVAC-R, onde são consideradas 16 categorias sob critérios como: Eficiência Energética, Qualidade do Ar e Inovação. Neste sentido, a edição de 2022 premiou diversas iniciativas, dentre elas: na categoria de novas instalações em cuidados com a saúde, o case do Hospital Mater Dei Betim – Eng° Francisco José Simões Pimenta, presidente do DNPC ABRAVA; e, na categoria de novas edificações comerciais, o case do Edifício Portinari – Eng° Ricardo Santos Dias Gibrail.
Os cases premiados
O Eng. Francisco Pimenta, em seu projeto hospitalar, buscou evidenciar nas apresentações os benefícios que os sistemas AVAC podem proporcionar nos ambientes condicionados. Eles vão muito além de evitar o estresse térmico, pois reduzem a probabilidade de proliferação e contaminações por agentes biológicos, e propiciam ambiente favorável à recuperação dos pacientes, principalmente por meio de um controle rigoroso de umidade e temperatura. Para seu projeto empregou alguns recursos tecnológicos interessantes os quais propiciam maior eficiência energética nas instalações de ar condicionado. São alguns deles: o sistema de bombeamento com primária variável, Chiller que emprega sistemas de recuperação de calor para prover água quente à edificação; fan-coils especiais com controle de umidade para ambientes críticos; recuperador de calor com roda entálpica ao cruzar o ar externo com a exaustão, dentre outros.
Já o projeto elaborado pelo Eng. Ricardo Gibrail visou solução para as instalações do Edifício Portinari, localizado em Brasília, através dos sistemas de Ar Condicionado, Sistema de Exaustão de Sanitários e Garagens e Sistema de Pressurização de escadas. O sistema de ar condicionado foi concebido utilizando-se de expansão direta e fluxo de refrigerante variável – VRF, dotado de alta eficiência, controle preciso de capacidade, uso do controle de onda senoidal adaptativo, baixo nível de ruído, controle e monitoramento remoto, sistema de ar externo dedicado (DOAS) dotados de rodas entálpicas (recuperadores de energia) para diminuir a carga térmica do ar externo com controle automatizado do nível de CO2 , dentre outras especificações de alto desempenho. Estas medidas foram empregadas visando atender certificação com classificação Platinum do LEED for New Construction do USGBC – United States Green Building Council. Além do sistema de ar condicionado, foram projetados sistemas de exaustão de sanitários e garagens. O sistema das garagens foi dotado de ventiladores centrífugos do tipo Limit Load com inversores de frequência acionados por um sistema de automação com vários sensores de CO. Para finalizar, o último sistema foi de pressurização de escadas, onde o ar externo será captado e insuflado no interior destes ambientes para garantir uma rota de fuga segura e com ar isento de fumaça no caso de um incêndio.
O vencedor regional de cada categoria recebeu um prêmio nas Conferências Regionais dos Capítulos – CRC e foram indicados para a competição da Sociedade. As premiações promovidas se apresentam como uma relevante oportunidade de se valorizar iniciativas que tornam os projetos e instalações no segmento de AVAC-R mais bem concebidos, retornando aos profissionais um reconhecimento pelos seus esforços ao se dedicarem a conceber espaços internos muito além de sua concepção correta conforme prediz o regramento nacional.