Visando ao incremento das exportações das empresas do setor HVAC-R, o Programa Abrava Exporta realizou com o apoio técnico e financeiro da ApexBrasil, a Rodada de Negócios Virtual – Mercado Latino-americano, com o objetivo realizar reuniões de negócios, aproximando as empresas brasileiras do setor HVAC-R aos principais distribuidores, importadores e empresas de engenharia da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e México, possibilitando a apresentação de seus produtos e suas aplicações técnicas.

A Rodada foi realizada em uma plataforma virtual, nos dias 14 a 18 de fevereiro, com reuniões individualizadas por empresa com os compradores internacionais selecionados de acordo com o perfil dos produtos de cada empresa brasileira participante.

Nesta plataforma, cada empresa brasileira participante possuía suas informações estruturadas (catálogos dos produtos, site, etc) para que os compradores pudessem elencar as empresas de interesse. Neste contexto foram elaboradas as agendas individualizadas e os horários programados.

As empresas brasileiras foram devidamente capacitadas para a utilização da plataforma virtual antes da realização das rodadas, para que pudessem participar das reuniões de forma adequada e visando ao melhor aproveitamento desta oportunidade comercial.

 

O Programa Abrava Exporta contratou a 3US Comex e Eventos que forneceu todo o suporte técnico às empresas brasileiras e compradores internacionais no uso da plataforma para as reuniões.

 

Resultados da Rodada de Negócios Virtual – Mercado Latino-americano

 1-Número de empresas nacionais participantes – 10

 Apema

  • Armacell
  • Brahex
  • Bundy Refrigeração
  • Joape
  • Mipal
  • Powermatic
  • Refricomp
  • São Rafael
  • Sictell

 2 – Número de compradores internacionais participantes – 11

  • Reld – Argentina
  • Frimont – Argentina
  • Frío Rojas – Chile
  • Moreto Clima – Chile
  • Formex – Colômbia
  • Refritermo – Colômbia
  • Refrimarket – Colômbia
  • Refrisol – México
  • Climarco – Paraguai
  • Incoter – Paraguai
  • Multiclima – Paraguai

 

3- Número de reuniões realizadas nas Rodadas: 29

 4- Expectativa de Geração de Negócios – US$ 180 milhões

 5- Geração de Negócios durante o evento: US$ 138.5 mil

A avaliação do grupo de compradores internacionais demonstrou o reconhecimento pela capacitação técnica das empresas nacionais participantes, bem como sua preparação para o comércio internacional, enfatizando a qualidade técnica dos seus produtos e adequações a parâmetros competitivos internacionais.

Ainda de acordo com a avaliação dos compradores:

  • 30% das reuniões foram consideradas boas e70% foram consideradas ótimas.
  • 30% das reuniões tiveram uma boa apresentação de produtos e 70% tiveram uma ótima apresentação dos produtos.
  • Em 3% das reuniões, o preço apresentado foi considerado regular, em 37% foi considerado ótimo e, em 60% foi considerado bom.
  • 80% das reuniões trataram de distribuição e exportação, 8% trataram de Joint Venture e 12% trataram de apresentação da empresa

As avaliações dos compradores internacionais superaram as expectativas quanto à expectativa de negócios, parcerias comerciais e distribuição dos produtos das empresas brasileiras, além da organização do evento pelo Programa Abrava Exporta.

As avaliações das empresas nacionais participantes enfatizaram a ótima avaliação quanto à organização do evento, e a importância desta ação de promoção comercial. A escolha dos compradores internacionais foi considerada um ponto positivo, pois muitos deles tiveram grande interesse em distribuir os produtos apresentados em seus mercados locais.

A realização de mais esta ação de promoção comercial do Programa Abrava Exporta só foi possível, graças à parceria e ao apoio técnico e financeiro da ApexBrasil.

 

Mais informações com Leila Vasconcellos, (11) 3361.7266, abravaexporta@abrava.com.br

www.abravaexporta.com.br