Entre os dias 11 e 15 de agosto aconteceu a ExpoAcaire Virtual, realizada pela ACAIRE – Associação Colombiana de Ar Condicionado e Refrigeração. Em especial no dia 12 de agosto, aconteceu o 3°Foro Iberoamericano de Qualidade do Ar Interno, dia que contou com a participação da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, representada pelo Presidente da Associação. O Eng° Arnaldo Basile foi convidado como um dos painelistas junto a outros sete presidentes de Associações Internacionais, que apresentaram as ações colocadas em prática em relação ao SARs COV2 em seus países, desde o início da pandemia.

De acordo com o Eng° Arnaldo Basile, “Todos nós fomos surpreendidos pela Covid-19, ninguém estava preparado para enfrentar uma pandemia de caraterísticas letais de magnitude tão grande, e que se propaga com grande velocidade e intensidade. Participar da ExpoAcaire neste momento, foi uma relevante experiência para todos nós. Por conta desta pandemia que atingiu todo o Mundo, está constatado que a Qualidade do Ar Interno é o mais importante atributo de qualquer instalação de equipamento ou sistema de climatização. Se até pouco tempo se admitia que a vida moderna necessitava de sistemas de climatização adequados para uma infinita diversidade de aplicações, a partir do advento da Covid19, a Comunidade Técnica-Científica-Acadêmica do Setor HVAC-R internacional passou a contribuir de maneira proativa em passar mais informações e oferecer soluções adequadas para climatizar ambientes confortáveis e seguros para os usuários”

O evento foi gravado e disponibilizado no canal do Youtube da ACAIRE. Confira o que os painelistas destacaram referente à Qualidade do Ar Internos no 3ª. Foro Iberoamericano de Qualidade do Ar Interno ACESSE AQUI

Além da ABRAVA, participaram do evento presidentes de outras associações, são eles: ACAIRE – Giovanni Barietta e Roberto D’Anestra; AMERIC – Elsa Iañez; ATECYR – Miguel Angel Liopis e Paulino Pastor; CAPAREV – Marcos Barrios; e, EFRIARC e Presidente da FAIAR – Odete de Almeida.

Basile fez um breve relato das atividades durante à pandemia, destacando às Boas Práticas da Engenharia como ponto principal em todas as ações realizadas pela Associação, entre elas:

  • Ações jurídicas em busca do reconhecimento dos serviços prestados pelo setor HVAC-R como essenciais para à Sociedade, por meio de ofícios e interação aos órgãos competentes. Além de, orientação às empresas do setor em relação ao reconhecimento da COVID19 como doença ocupacional, tendo como ação imediata, o desenvolvimento de um Treinamento para empresas do setor e seus colaboradores, considerando aspectos jurídicos e médicos.
  • Ações Econômicas – Departamento de Economia atuou focado na missão de apresentar para o setor informações mercadológicas e oportunidades de crédito para o momento.
  • Documentos Técnicos foram desenvolvidos com foco nas Boas Práticas da Engenharia – como as Renabravas 09 e 10; Protocolos relacionados aos cuidados com o ambiente interno na retomada das atividades econômicas; e, trocas de informações com associações, órgãos e entidades nacionais e internacionais para um melhor entendimento entre todos.
  • Eventos Técnicos – Foram realizados mais de 20 webinares com o objetivo de atualizações técnicas em favor da atuação dos profissionais do setor e esclarecimentos para o setor-cliente e consumidor final;
  • Comunicação e MKT – Criação do Canal ABRAVA COVID – 19 com o objetivo de informar e atualizar todos os agentes ligados à climatização artificial de ambientes, por meio de notícias e canal de perguntas e respostas; Distribuição de informações por meios de comunicação da associação como site, newsletters e redes sociais, além da imprensa.

O presidente da ABRAVA informou ainda que, o setor HVAC-R conta com um Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cuja gestão é da Associação. E, que graças a essa experiência acumulada, a ABRAVA pode contribuir para a Norma Iberoamericana de Qualidade do Ar Interior da FAIAR, e reforçou que está norma será de grande valia para os profissionais da área no Brasil.