Boas oportunidades são esperadas para o setor AVACR em 2023, este foi o cenário observado pelos mais de 100 profissionais dos setores representados que prestigiaram a 4ª edição do “ABRAVA de Portas Abertas”, promovida no dia 31, de forma híbrida, pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. O tema focou-se em “Perspectivas e planejamento para o setor AVACR em 2023”.

Além de terem acesso a informações referentes às perspectivas econômicas para este ano, os participantes conheceram um pouco mais do escopo de atuação da Associação, sua estrutura e ações em andamento, conforme detalhou o presidente da ABRAVA, Eng. Arnaldo Basile, ao abrir os trabalhos.

O dirigente destacou a importância das parcerias, como a recém-celebrada com a CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, e a de longa data, como a firmada com a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, ambas representadas no evento. Ele lembrou ainda do trabalho conjunto com o SINDRATAR SP, da sinergia entre as entidades e das ações promovidas em benefício dos setores representados.

Em suas palavras, Basile destacou ainda suas percepções em relação às práticas do ESG no AVACR, dizendo “entender que este olhar para as questões de sustentabilidade, governança e do social sempre estiveram presentes no dia a dia, mas que agora ganham notoriedade, e necessitam de mais atenção para que se alcance o resultado esperado por empresas e sociedade”.

Ao analisar a atual conjuntura econômica e política brasileira, o Departamento de Economia e Estatística (DEE) da ABRAVA entende que a economia brasileira se encontra em um ponto desafiador, com muitas demandas sociais e cenário macrocomplexo.

“Em 2022, a retomada dos serviços foi responsável por impulsionar o aumento da renda e do emprego, impactando positivamente na maioria dos segmentos representados pela ABRAVA, que possuíam uma grande demanda reprimida. No entanto, houve queda significativa nas vendas de equipamentos de ar-condicionado residencial”, pontua o DEE.

Além disso, o Departamento de Economia e Estatística projetou que em 2023 o AVACR nacional deverá manter um dinamismo acima da média, mesmo com a previsão de um crescimento menos intenso da economia em geral. Comandado pelo economista Guilherme Moreira, da MB Consultoria, o DEE também publica mensalmente o Boletim Termômetro do Setor AVAC-R.

Além de apresentar uma análise econômica dos desafios e das oportunidades, assim como projeções para o AVAC-R em 2023, o especialista exibiu pesquisa realizada no início do ano com empresas do setor, com apontamentos que sinalizam otimismo de grande parte delas.

Em suas considerações, Moreira destacou que o setor de serviços foi o principal motor da economia em 2022, impactando positivamente os segmentos representados pela ABRAVA, destacando-se os de ar condicionado central, instalação e manutenção. “Para 2023, os estímulos causados pela demanda reprimida pela pandemia devem perder força e caminhar para uma variação, mais próxima à do PIB”, enfatizou.

Já a coordenadora de Marketing, Eventos e Cursos da ABRAVA, Samira Almeida, apresentou um panorama das atividades programadas para este ano, destacando a agenda de cursos e eventos. Também explicou os aspectos de alguns dos benefícios oferecidos aos associados, a exemplo dos meios de comunicação da entidade com o setor, como as redes sociais, o site e a newsletter semanal – disparada às quartas-feiras. Destacou, ainda, a importância do Centro de Documentação e Informação (CEDOC), considerado a principal biblioteca do AVAC-R.

A área legal também foi apresentada ao público pelo advogado Thiago Rodrigues, do Departamento Jurídico (DEJUR), oportunidade em que destacou a forte atuação da ABRAVA, que até hoje já havia protocolado mais de 40 ações para beneficiar as empresas associadas.

Muitas dessas demandas judiciais já foram vencidas pela Associação, entre elas, a que reconhece a essencialidade na prestação de serviços para a sociedade. A mais recente conquista se deu com o reconhecimento da inconstitucionalidade de inclusão de valores de frete na base de cálculo do IPI. Com isso, todos associados os que recolheram o imposto terão direito à restituição ou compensação dos valores pagos a mais desde 2012.

Parceria

Em mais uma iniciativa para o setor, a ABRAVA anunciou uma parceria estratégica com a CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, presidida pelo advogado João Batista Diniz, o qual explicou o alcance dos benefícios, como assistências médica e odontológica, novidades que em breve estarão disponíveis para as empresas associadas.

As palestras realizadas durante o evento, poderão ser assistidas no, na íntegra, no canal oficial da ABRAVA no YouTube. https://www.youtube.com/@ABRAVAOFICIAL