Confira as considerações do Presidente do Conselho Administrativo da ABRAVA, Pedro Evangelinos, a respeito dos problemas enfrentados com a operação logística para a exportação e importação neste momento no Brasil e no mundo:
Perguntas e Respostas:
1.Existe um problema de logística na exportação/Importação que tende a aumentar nos próximos meses? Se correto, explique o cenário?
Pedro: A pandemia desestruturou as cadeias de produção, armazenagem e distribuição. Seu efeito na logística internacional está recrudescendo neste ano. Há falta de Containers (não efetuado reembarque), Tripulação com casos de Covid e navios parados na Costa
2.Quais os “corredores” estão mais prejudicados? Existem rotas alternativas?
Pedro: Corredores Ásia/América latina/Europa e USA. Não há rota marítima alternativa
3.Este cenário está relacionado à alta/falta dos insumos no Brasil?
Pedro: Sim, o cenário resultou em falta de matéria-prima e aumento brutal de custos de logística
4.O que deve acontecer no curto/médio/longo prazo em relação a normalização deste problema com a operação logística de exportação/Importação?
Pedro: A normalização deverá ocorrer no 2 semestre de 2.022
5.Quais os impactos deste cenário para as empresas do setor AVAC-R?
Pedro: Atraso no recebimento de matéria-prima e componentes, resultando atraso no produto final, seguido de elevação expressiva de custo
6.O que os empresários brasileiros devem considerar para equacionar este problema?
Pedro: Tentar quando possível a nacionalização de insumos ou alterar projeto considerando insumos disponíveis
7.Qual ou quais mensagens devem ser passadas ao setor?
Pedro: Teremos mais 1 semestre de graves problemas de logística e aumento de custos. A normalização deve iniciar no segundo trimestre de 2.022 e teremos um quadro mais previsível de planejamento e custos no 2 semestre de 2.022
8.Cite informações relevantes a respeito do tema e não abordadas acima
Pedro: Recomendo a leitura de três matérias veiculadas na imprensa que retratam o assunto com maior profundidade
Valor Econômico
O caos logístico global e a disparada nos fretes marítimos provocados pela pandemia deverão se estender ao menos até 2022. Isso significa preços altos e prováveis atrasos na chegada de produtos pelos próximos meses. Valor Econômico 20 agosto – acesse AQUI
https://br.financas.yahoo.com/noticias/china-fecha-parcialmente-3-porto-105523794.html