Confira as considerações do Presidente do Conselho Administrativo da ABRAVA, Pedro Evangelinos, a respeito dos problemas enfrentados com a operação logística para a exportação e importação neste momento no Brasil e no mundo:

Perguntas e Respostas:

1.Existe um problema de logística na exportação/Importação que tende a aumentar nos próximos meses? Se correto, explique o cenário?

Pedro: A pandemia desestruturou as cadeias de produção, armazenagem e distribuição. Seu efeito na logística internacional está recrudescendo neste ano. Há falta de Containers (não efetuado reembarque), Tripulação com casos de Covid e navios parados na Costa

 

2.Quais os “corredores” estão mais prejudicados? Existem rotas alternativas?

Pedro: Corredores Ásia/América latina/Europa e USA. Não há rota marítima alternativa

 

3.Este cenário está relacionado à alta/falta dos insumos no Brasil?

Pedro: Sim, o cenário resultou em falta de matéria-prima e aumento brutal de custos de logística

 

4.O que deve acontecer no curto/médio/longo prazo em relação a normalização deste problema com a operação logística de exportação/Importação?

Pedro: A normalização deverá ocorrer no 2 semestre de 2.022

 

5.Quais os impactos deste cenário para as empresas do setor AVAC-R?

Pedro: Atraso no recebimento de matéria-prima e componentes, resultando atraso no produto final, seguido de elevação expressiva de custo

 

6.O que os empresários brasileiros devem considerar para equacionar este problema?

Pedro: Tentar quando possível a nacionalização de insumos ou alterar projeto considerando insumos disponíveis

7.Qual ou quais mensagens devem ser passadas ao setor?

Pedro: Teremos mais 1 semestre de graves problemas de logística e aumento de custos. A normalização deve iniciar no segundo trimestre de 2.022 e teremos um quadro mais previsível de planejamento e custos no 2 semestre de 2.022

 

8.Cite informações relevantes a respeito do tema e não abordadas acima

Pedro: Recomendo a leitura de três matérias veiculadas na imprensa que retratam o assunto com maior profundidade

Valor Econômico

O caos logístico global e a disparada nos fretes marítimos provocados pela pandemia deverão se estender ao menos até 2022. Isso significa preços altos e prováveis atrasos na chegada de produtos pelos próximos meses. Valor Econômico 20 agosto – acesse AQUI

https://oglobo.globo.com/mundo/china-fecha-parcialmente-terceiro-maior-porto-do-mundo-apos-um-caso-de-covid-em-estivador-25152288

https://br.financas.yahoo.com/noticias/china-fecha-parcialmente-3-porto-105523794.html

https://revistapegn.globo.com/Economia/noticia/2021/08/china-fecha-porto-por-causa-de-covid-e-causa-engarrafamento-de-350-navios.html?fbclid=IwAR0oUOYEUda_4ymmyjKaO8o6cH-7q7xTkEBHsknyudjZODM-h5KM_UuPzQg