Faleceu no dia 08 de setembro, Paulo D’Arrigo Vellinho, aos 95 anos, conhecido do setor AVACR como Paulinho Vellinho, Referência no empreendedorismo gaúcho, ele fundou a Springer, nos anos 50, uma das empresas pioneiras no ramo de ar-condicionado, indústria de ar-condicionado posteriormente associada à americana Carrier, além de dirigente de entidades empresariais. Foi presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

ABRAVA e o SINDRATAR SP em nome de sua diretoria, se solidariza e transmiti sinceras condolências aos familiares e amigos do Paulo D’Arrigo Vellinho.

 

Breve histórico

Aos 90 anos, Paulo Vellinho lançou um livro contendo uma seleção de cases vivenciados ao  longo de sua trajetória de mais de 60 anos de empreendedor em que participou ativamente do processo de industrialização do país. Sob o título Paulo Vellinho – O Realizador de Um Sonho Chamado Springer, o destaque da obra ficou por conta das ações pioneiras que levou a efeito à frente da Springer a partir dos anos 50 do século passado.

As carências de infraestrutura e de máquinas e equipamentos necessários para a fabricação de refrigeradores e condicionadores de ar levaram-no a desenvolver soluções originais, combinando tecnologia de processo com tecnologia de produto. Isso tudo   num   cenário   caracterizado   pela   disponibilidade abundante de mão de obra barata e de crédito escasso e caro, mas que não impediram o desenvolvimento de produtos competitivos em termos de preço e qualidade. A série de inovações ajudaram a tornar a Springer vencedora num mercado aberto à concorrência, mesmo sendo a fábrica localizada no extremo Sul.

A falta permanente de capital de giro próprio exigiu sempre o pioneirismo, à época, do modelo de terceirização de fornecedores de partes, peças e componentes, hoje consagrado nas operações das montadoras. Todas as implantações e soluções foram adotadas a partir de 1953.  O livro foi lançado em Porto Alegre com prefácio do ex-ministro Delfim Netto e do presidente da Abinee, Humberto Barbato.

pesquisa histórica no portal Plaza