Novembro Azul  é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar e quebra tabus de todos sobre a importância de conhecer essa doença e da importância da realização de um diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Uma vítima fatal a cada 36 homens 

O movimento teve origem em 2003, em Melbourne na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

A partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery,  que a exemplo do Outubro Rosa, tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina, e resolveram deixar crescer até o mês de novembro, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais. 

No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation,  o nome veio da junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”) –, uma organização sem fins lucrativos que visava à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. Também foi criada uma plataforma online para receber doações, na qual os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês. 

Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais participantes e se espalhou para mais de 20 países, passando a ser conhecida também como No-Shave November, algo como “novembro sem barbear”. 

Movember chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia, e desde então muitos movimentos surgiram, permitindo assim que o mundo seja pintado de azul em apoio à causa.

Fontes:  Inca e MedPrev