Representantes do Brasil, Espanha e Colômbia participaram da elaboração da norma ibero-americana de qualidade do ar interno, aprovada em janeiro pela FAIAR – Federación de Asociaciones Ibero-americanas de Aire Condicionado Y Refrigeración, durante a AHR Expo 2019, a mesma já se encontra em vigor.

A norma será adotada pelos países ibero-americanos no que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações e será responsável por apontar parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável.

Henrique Cury, diretor da EcoQuest do Brasil e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno ABRAVA, foi indicado como o representante brasileiro no comitê que elaborou a norma e é, também, quem ficou  à frente, representando a ABRAVA, juntamente com Paulino Pastor, representante da Espanha, e Roberto D’annestra, pela Colômbia.

De acordo com Cury, a qualidade do ar interno é uma preocupação que vem crescendo em todo mundo. Ele explica que há muito conhecimento sobre este problema, no entanto, há uma falta de aplicação prática da maioria dessas informações na vida cotidiana do público em geral. A  elaboração desta norma durou exatos 12 meses, e já demos início a uma norma especifica para hospitais”.

Na ocasião, também ficou decidido à elaboração de uma norma especifica para Hospitais. Por se tratar de um local excessivamente sensível, muitos dos problemas nesses locais são causados pela presença de contaminantes no ambiente. Por mais cuidadosa que seja uma instalação, os germes e bactérias são trazidos, muitas vezes, pelos pacientes, médicos e visitantes, podendo causar risco a saúde de todos. A previsão é que a mesma seja aprovada em fevereiro de 2020.

“Qualquer esforço dedicado a controlar a qualidade do ar interno terá, sem dúvida, enormes benefícios sociais em termos de conforto e saúde da população, aumentando a produtividade, minimizando o absenteísmo em instalações comerciais ou diminuindo infecções nosocomiais em ambientes hospitalares” destaca o Henrique.  A FAIAR reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

M.Free é assessoria de imprensa da Ecoquest

Momento Comunicação é assessoria da ABRAVA