De curadoria dos Departamentos Nacionais da ABRAVA Qualidade do Ar Interior (Qualindoor) e Tratamento de Águas (DNTA), a Live referente à ABNT NBR 16824 sobre Legionella aconteceu no dia 08 de junho. Na programação do evento, o uso da norma e responsabilidades na visão dos especialistas participantes, assim como orientações e princípios gerais de sistemas de distribuição de água em edificações e prevenção de legionelose.

Na pauta da Live a NBR 16.824, riscos de Legionella em sistemas de água, histórico da norma e seu desenvolvimento, informações técnicas abordadas pela norma, o que edifícios e indústrias precisam para estar em conformidade, aspectos jurídicos e técnicos.

O eng° Leonardo Cozac destacou os requisitos necessários para amostragem de Legionella nos sistemas de água nas edificações e indústrias. Para Cozac “O que irá definir a frequência bem como locais de amostragem, é o profissional avaliador de risco através da metodologia APPCC, a análise de perigo e pontos críticos de controle”.

A Live contou com a participação dos especialistas no assunto: Marcos Bensoussan, participante ativa na elaboração da NBR 16824, Engenheiro Químico, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Diretor da Divisão de Águas para América Latina da NSF Internacional e autor do livro “Legionella na Visão de Especialistas”; a Dra Mirian Gonçalves Dilguerian, graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo ,Mestre e Doutora em Direito. Procuradora do Estado de São Paulo. Autora de diversos artigos e livros jurídicos, tal como” O Mal dos Legionários: diálogo entre o direito ambiental e o direito sanitário, e colaboradora do Livro “Legionella na Visão de Especialistas” , autora do capítulo que fala sobre “Legionella e os aspectos jurídicos no Brasil”; e, o Eng° Leonardo Cozac, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho formado pela Universidade Paulista, Diretor de Operações da Abrava, membro do Qualindoor, DNTA e Diretor da Conforlab. Colaborador do Livro “Legionella na Visão de Especialistas”., autor do capítulo que fala sobre ” Legionella e ar condicionado”

O evento contou ainda, com a mediação de Charles Domingues, Presidente do Departamento Nacional de Tratamento de Água da Abrava, membro do Qualindoor e Diretor da CDomingues Consultoria, Químico, graduado em Gestão Ambiental, pós-graduado em Engenharia Ambiental e Saneamento Ambiental.

O especialista em segurança da água, Marcos Bensoussan em sua apresentação destacou de forma abrangente a nova norma publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esclareceu que a Legionelose é uma infecção potencialmente fatal causada pela bactéria Legionella que podem contaminar e se desenvolver em sistemas de água.

Ao final das considerações dos participantes, iniciou-se um amplo debate mediado por Charles Domingues, ocasião que os participantes puderam responder perguntas pertinentes aos temas apresentados, proporcionando um bate-papo esclarecer focado em Legionella. O evento contou com o patrocínio da empresa Conforlab.

Sobre a norma de Legionella

A nova norma da ABNT NBR 16824: Sistemas de distribuição de água em edificações – Prevenção de legionelose – Princípios gerais e orientações, fornece métodos e práticas consistentes de gerenciamento de riscos baseados na ciência para a prevenção da legionelose associada a sistemas coletivos de água de indústrias, comércios e edifícios públicos e residenciais. Acesse o site da ABNT https://www.abntcatalogo.com.br/

Confira o evento na íntegra – Acesse aqui 

O livro Legionella na Visão de Especialistas, versão em inglês e português, traz uma série de informações relativas ao tema. O download é gratuito no site www.legionellaespecialistas.com.br/

Para informações sobre os Departamentos Nacionais da ABRAVA acesse www.abrava.com.br

 

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA