No dia 12 de junho, o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA realizou em parceria com a ASBRAV e o SIMMMEF o IV ExpoQualindoor, em Florianópolis. Cerca de 100 profissionais ligados à área climatização e refrigeração marcaram presença no evento que teve a Qualidade do Ar como tema principal. A IV edição aconteceu na sede do SIMMMEF em Santa Catarina.

A IV ExpoQualindoor teve por objetivo apresentar um panorama sobre as perspectivas da qualidade do ar interno e fomentar a negócios na região por meio da troca de informações em gerenciamento de ambientes internos climatizados ou não. Além de, atualizar os profissionais em assuntos referentes a normas, legislações, novas tecnologias, e em especial os aspectos e impactos da nova Lei da Manutenção de sistemas de ar condicionado – Lei 13.589/18 referente ao PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle que obriga todos os edifícios de uso público ou coletivo a seguirem suas determinações, que tem por objetivo garantir a saúde e segurança da sociedade.

Para Marcelo Munhoz, Presidente do QUALINDOOR ABRAVA “foi um evento extremamente produtivo, pois todos os visitantes estavam muito interessados em entender e se adequar as normas e leis sobre a qualidade do ar interno, isso demonstra que temos que continuar com esse evento pelo país para intensificarmos a importância do tema”

Na programação do IV Expoqualindoor, renomados profissionais estiveram à frente de doze palestras, entre eles seis empresas membros do Qualindoor, são eles: eng. Mário Canale da Aeris – Lei do PMOC 13859/18; eng. Leonardo Cozac da Conforlab – Análise da qualidade do ar interno; Henrique da Ecoquest – Novas tecnologias para higienização de sistemas de ar condicionado e ambiente; eng. André Zaghetto da Sicflux – Sistema de renovação do ar; eng. Gustavo Baptista da Trane – Equipamentos para tratamento do ar; eng. Jorge Osvaldo Zato da Trox – Soluções para centros cirúrgicos, instalações novas e retrofit, com base na ABNT NBR 7256; eng. Luciano Lamoglia da Honeywell – Sensores de Qualidade do Ar e PMOC online; eng. Fernanda Berne da Weger – A importância das UTAs na Qualidade do Ar; eng. Marco Antonio da Hidrodema Tigre – Uso de Termoplásticos nas Centrais de Água Gelada; João Henrique da Pennse – Solução integrada para o controle da unidade de tratamento de ar; arq. Renata de Vecchi do LABEE da USFC  – NBR 16401 – Parte 2 Conforto Térmico; Marco Fernando da ANVISA – Como é feita a Fiscalização pelo CREA na área de Climatização.

O evento teve o apoio institucional das entidades parceiras ANPRAC, ASHRAE Brasil, Brasindoor, Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR), FEI, GBC, SBCC, SINDRATAR SP e SMACNA. E, contou com o patrocínio de diversas empresas do setor, entre elas: Conforlab; Ecoquest; Hidrodema; Honeywell; Pennse; Projelmec; Sicflux, Tigre; Trane; Trox; e, Weger.

 

Momento Comunicação