O Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, formado pelas 15 maiores entidades do setor divulgou nota de esclarecimento sobre o transporte e armazenamento da vacina contra o coronavírus. De acordo com a mota, a indústria da refrigeração no Brasil é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias e soluções para atender a todas as demandas relacionadas às mais diversas áreas. O Brasil conta hoje com a cadeia de produção deste setor, dedicada ao armazenamento e distribuição de vacinas, bastante robusta e que pode ser adaptada para a necessidade de qualquer empresa, a qualquer temperatura, inclusive a -70°C.
Abaixo, o comunicado do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração sobre a necessidade de resfriamento a -70°C para armazenagem e distribuição da vacina da Pfizer e BioNtech contra o vírus Sars-CoV-2. O comunicado é assinado por 15 entidades.
“Muito tem se noticiado sobre a vacina desenvolvida pela Pfizer e sua necessidade de refrigeração a temperatura de – 70°C, como um grande limitador.
Frente a essa afirmação, se faz necessárioesclarecer que o Brasil dispõe de uma forte cadeia do frio, com inúmeros fabricantes no território nacional, com tecnologia disponível, além disso o setor de serviços possui profissionais com conhecimento robusto para instalações de baixíssima temperatura, tanto que instalações de criogenia encontram-se presentes operando há muitos anos no Brasil.
Portanto o setor de frio nacional pode adequar a infraestrutura e disponibilizar soluções para qualquer temperatura, inclusive -70°C, com planejamento e investimento.
O Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR), representante das maiores entidades, associações e empresas do setor de Refrigeração e Climatização abaixo signatárias, reafirma a relevância que o Setor de Climatização e Refrigeração conquistou durante o período da Pandemia do Vírus Sars-CoV-2, respondendo dúvidas, se posicionando frente aos questionamentos que surgem e auxiliando no desenvolvimento de diretrizes que têm por objetivo a preservação da vida humana e bem estar de todos, com destaque para a publicação do Guia de Biossegurança, que orienta sobre o uso seguro de aparelhos de ar condicionado na Pandemia.
O CNCR se coloca à disposição para esclarecer todas as dúvidas e fornecer as informações que se façam necessárias.
Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
Anprac – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado
Asbrav – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná)
Ashrae Brasil Chapter – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers
Ashrae South Brasil Chapter – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers
Rede Sindiar – Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos (Ceará)
SBCC – Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação
Simmmef – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Florianópolis
Sindratar-BA – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado da Bahia
Sindratar-PE – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de Pernambuco
Sindratar-RJ – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado do Rio de Janeiro
Sindratar-RO – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de Rondônia
SINDRATAR-RS – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado do Rio Grande do Sul
Sindratar-SP – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo
Smacna Brasil Chapter – Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National Association
Leia direto na fonte Portal IPESI – AQUI