O presente e o futuro do processo de descarbonização na refrigeração foi intensamente debatido no dia 28/06, durante o “IV Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial”, organizado pelo Departamento Nacional de Refrigeração Comercial e Industrial da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

A partir do tema central “Desafios e oportunidades da refrigeração em um mundo descarbonizado”, renomados especialistas expuseram suas ideias a mais de 200 participantes presenciais e online, entre os quais representantes da FIESP, SENAI, ENBPAR, AMBEV e IMBERA e profissionais de empresas atuantes no setor da refrigeração. O Seminário foi promovido no auditório da Federação das Indústrias de São Paulo.

“A descarbonização é um tema que está em discussão no mundo, o netzero entrou de vez para a pauta acerca de discussões da não emissão de CO2 e redução do uso de energia com foco na eficiência energética, assunto que engloba a refrigeração, sem deixar de considerar a eletrificação, tendência mundial que aponta as bombas de calor como uma das soluções para contribuição do atual cenário”, destacou Renato Majarão, presidente do DN Refrigeração.

O dirigente também abordou o trabalho e as ações realizados no grupo, atividades em benefício do desenvolvimento do setor da refrigeração, entre elas, o lançamento da Cartilha de Boas Práticas da Refrigeração, focada em eficiência energética, um dos pilares da descarbonização.

O presidente da ABRAVA, Engº Arnaldo Basile, deu os parabéns ao DN pela realização do evento e por colocar em discussão este tema tão relevante para todos, “tendo em vista a evidente necessidade de o Brasil se adaptar e introduzir, na pauta do dia a dia, a busca por novas aplicações de baixo carbono, assim como o exercício das boas práticas no setor e para toda sociedade”.

A cerimônia oficial de abertura, comandada por Luiz Villaça, membro do DN Refrigeração, contou ainda com a participação do Prof. Osvaldo Lahoz Maia, que representou o diretor-geral do SENAI-SP, Ricardo Terra.

Em suas considerações, destacou a importância da qualificação profissional e inovação nas tratativas das questões climática. “O ecossistema da cadeia do frio depende de ações imediatas que contribuam para a redução da carga de carbono na atmosfera”, concluiu Lahoz.

O gerente-geral do Sindratar-SP, Marcelo Mesquita, por sua vez, incentivou mais discussões do setor AVAC-R acerca do tema.

O tema central do IV Seminário deu a tônica do ciclo de palestras da programação, que contou com 12 palestras, divididas em dois períodos, encerrados com a realização de duas mesas-redondas.

O evento foi aberto com a palestra da gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da FIESP, Anicia Pio, que falou sobre “A perspectiva de transição para uma economia de baixo carbono”, contextualizando o tema dentro da esfera da indústria.

O painel da manhã ainda contou com as palestras “Descarbonização em sistemas de refrigeração industrial”, com Jairo José de Araújo, da Mayekawa; “Eficiência energética para sistemas de água gelada: soluções, case e descarbonização”, com Diego Nista, da Klimatix; “Aplicações de desumidificação dessecante na indústria de alimentos”, com Jefferson Carara, da Munters; “Isolantes térmicos Armaflex sob a ótica da sustentabilidade”, com André Dickert, da Armacell; e apresentação do case de descarbonização da AMBEV, ministrada pelo diretor de sustentabilidade Caio Augusto e pela especialista em sustentabilidade em mudanças climáticas Monica Navarro. O período foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda.

O ciclo de palestras do período da tarde foi aberto com a apresentação de George Alves, da ENPBAR – Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, que falou a respeito da “Transição e continuidade do Procel com a ENBPAR”.

A programação continuou com as palestras “Redução de emissões e o futuro sustentável para refrigeração”, com Lucas Fugita, da Chemours; “Vantagens dos sistemas de gerenciamento remoto na refrigeração, com Anderson Padilha, da Full Gauge; “Programa de descarbonização da indústria”, apresentado por Vanessa Campos Guedes, do SENAI-SP.

E seguiu com as apresentações “Ventiladores para sistemas com fluidos refrigerantes inflamáveis”, com Jorge Araújo Monzém, da ebm-papst; e, “Pilar WCM – Meio ambiente e energia com foco em descarbonização”, com Marcos Silva e equipe IMBERA. Ao final, uma mesa-redonda foi formada para debate acerca das temáticas apresentadas.

Confira o álbum de fotos do evento ACESSE AQUI