Realizado no dia 23 de abril, a inauguração da Regional ABRAVA Bahia – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento aconteceu junto ao “Panorama Setorial AVAC-R Brasil 2018” que tratou do tema “A Evolução dos setores de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento e o Cenário Nacional”. O evento contou com cerca de 160 profissionais dos setores representados. Na programação do evento, renomados palestrantes falaram sobre assuntos como a nova Lei do Ar condicionado, Reforma Trabalhista, Eficiência Energética, PMOC, Normatização, Qualidade do Ar Interno e Novas Tecnologias. O evento aconteceu no SENAI Cimatec em Salvador.
Para o presidente da ABRAVA, “a inauguração da Regional Bahia está presente nos dois pilares fundamentais da minha gestão, primeiro, treinamento e capacitação de mão de obra qualificada para os setores representados. E, o segundo pilar, a nacionalização da ABRAVA, que é estar presente e aumentar a representatividade junto as empresas nacionais, e um dos caminhos se dá por meio das novas Regionais”.
Basile continua, o ponto de partida se deu após conversas realizadas com entidades de diversos Estados. Há cerca de dois anos demos início as atividades do Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, formado por dez entidades de atuação pelo Brasil, que tem propiciado interação de atividades, o que nos permitiu identificar novos caminhos e oportunidades para o setor AVAC-R. Um dos pontos identificados foi a alteração na legislação Brasileira da não obrigatoriedade de contribuição aos sindicatos, com este fato identificamos o enfraquecimento dos mesmos, foi quando tive a ideia de fazermos algo em conjunto entre os sindicatos e a ABRAVA. Pensei na possibilidade de apesar de algumas atividades serem distintas, mas em alguns pontos comuns que seria possível trabalharmos em sinergia. Foi então que decidi pela inauguração das duas novas regionais da ABRAVA.
Diante dos fatos, a inauguração da Regional ABRAVA Bahia passou a fazer parte do plano de ação da ABRAVA, que comprometida com sua missão decidiu por abrir duas novas regionais, a de Pernambuco, inaugurada em março, e a da Bahia com o objetivo de somar esforços com a regional Ceará e reforçar a atuação na Região Nordeste.
Desde 2004 a ABRAVA vinha atuando com uma única unidade Regional, localizada em Fortaleza. Com o crescimento do setor AVAC-R e suas áreas de interesses, a associação identificou a necessidade e a oportunidade da descentralização no Nordeste. A Regional Bahia será dirigida por: como diretor Mauricio Lopes de Faria da Artemp Engenharia; vice-diretor Valdenir Martins Alves da Tengemac; e, Mario Sergio Pinto de Almeida da MSA Engenharia como Tesoureiro.
Para o diretor geral da Regional Bahia, Mauricio Lopes de Faria “A nossa intenção é contribuir para a evolução do projeto da direção da ABRAVA, de desenvolver no estado da Bahia uma melhor qualificação dos setores representados, nos aspectos, técnico, administrativo e operacional com o objetivo de melhorar a prestação dos nossos serviços aos clientes finais. Nosso objetivo é ampliar a atuação na região, trazendo novos associados para a ABRAVA por meio da conscientização que somos uma associação forte e atuante em busca de benefícios às empresas locais. Destaco ainda a importância da parceria com o SINDRATAR-BA e a FIEB que necessariamente darão força a esse projeto”
Na programação do evento o “Panorama Setorial AVAC-R Brasil 2018, renomados profissionais dos setores representados palestraram sobre temas relacionados aos setores representados, são eles: eng. Arnaldo Basile – presidente ABRAVA; Arnaldo Lopes Parra – vice-presidente de comunicação e marketing ABRAVA; André Peixoto e Raimundo Ribeiro – LG Eletronics; Joana Canozzi – Chemours: Mário Sérgio de Almeida – Presidente do DN Projetista e Consultores ABRAVA; Matheus Leme – Trane; Dr. Paulo Rosenthal – jurídico ABRAVA.
Momento comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA