Unidades silenciosas com capacidade de redução de ruído em até 10 decibéis, ganho de eficiência energética de cerca de 40% em relação aos seus concorrentes, uso de menor espaço nas instalações e a carenagem dos equipamentos dispensa o uso de casa de máquinas, além de proporcionar ao ambiente uma aparência moderna no local da instalação, são alguns dos diferenciais dos equipamentos Flex + utilizados na obra

 

Concebido para ser uma obra referência no Brasil, o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba tem capacidade e estrutura diferenciada, e conta com sistema de higienização próprio e equipamentos com alta tecnologia em conservação e necropsia. O desafio para atender a demanda foi dado à Refricorpos, divisão da Cozil, especializada na produção de equipamentos para conservação e necropsia, que adquiriu equipamentos Heatcraft para a parte de refrigeração das câmaras mortuárias. Foram utilizadas 21 unidades condensadoras da linha Flex + com capacidade de total de 48 HP. O IML Curitiba fica no bairro Tarumã, em Curitiba e foi inaugurado dia 15 de março.

 

Para Izaias Berni, Diretor Comercial da Refricorpos, “O IML Curitiba é um projeto muito especial feito para a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná. O sistema de refrigeração e todos equipamentos foram desenvolvidos para solucionar uma grande demanda de Curitiba, onde havia um déficit há muitos anos, para atendimento à população. O projeto contempla um sistema de câmaras com 112 portas bipartidas e individuais por corpos, esta foi uma das preocupações que as autoridades tiveram para manter os corpos acomodados de forma individual, em respeito ao delicado momento e todos os familiares. A Secretaria buscou um projeto inovador com o que há de mais moderno no mercado de forma adequada e econômica, dentro da patologia de necropsia.”

 

Sobre o Projeto

 O projeto do IML Curitiba foi desenvolvido para ser um modelo para outras unidades no Brasil, e teve como referência obras dos EUA e Europa. A dimensão, estrutura, sistema de higienização e máquina de grande porte são os principais diferenciais. Unidades silenciosas, eficiência energética, uso de menor espaço nas instalações e estética da instalação também foram itens considerados para as instalações.

Dividido em três andares, o complexo do IML conta com laboratórios de biologia, DNA, patologia, toxicologia, salas de observatório, necropsia, entre outros departamentos e áreas administrativas. A área de refrigeração mortuária da nova sede do IML conta com a capacidade de atendimento para 103 corpos, num total de 21 câmaras mortuárias instaladas no piso térreo, sendo: 15 câmaras para 6 corpos; 3 câmaras para 3 corpos; e, 3 câmaras para obesos.

Entre os desafios dados a Refricorpos, estava a entrega da obra no prazo de 60 dias, normalmente para a dimensão de um projeto como este é de 120 dias. O nível de exigência pela qualidade dos equipamentos também estava entre os desafios, a decisão para aquisição dos equipamentos da Heatcraft foi assertiva neste quesito, oferecendo qualidade de produtos e capacidade de entrega dentro do prazo requisitado.

A Refricorpos também foi a responsável pelas câmaras mortuárias, que são construídas externamente e internamente em aço inox AISI 304; possuem isolamento com injeção de poliuretano de alta densidade; portas com isolamento em poliuretano apoiadas em dobradiças pi-votantes em aço inox; puxadores especiais em baquelite, trincos de alta pressão e gaxetas em silicone atóxico; trilhos internos telescópicos deslizante sobre roldanas de nylon para apoio das macas e sistema de parada com 03 estágios; macas removíveis em aço inox; sistema de resfriamento tipo Split System (remoto); pés em tubo de aço inox Ø2.1/2″, com sapatas de regulagem em polietileno;

O sistema contempla um inovador processo de higienização automático de todo o ambiente por ozônio, composto por pulverizadores helicoidais superiores inclinados através difusores internos sob o teto em tubos de aço inoxidável usinados fixados posição horizontal superior, o que permite que o operador não adentre a câmara para o processo. Bomba de pressurização externa de 1HP – interligado ao painel de comando com sistema de acionamento automático por sensor de tempo, ou acionamento manual.  Caixa de lavagem em aço inoxidável acoplada a bomba de alimentação com saída horizontal superior para abastecimento de produto químico, com válvula de acionamento de fecho rápido; Dreno interno para higienização.

Foram instaladas 12 mesas de necropsia, com hidro aspirador e exaustão com carvão ativado incorporado aos equipamentos.  Este processo mecânico realiza a tiragem do odor no momento da necropsia, proporcionando conforto ao Médico que permanece no local por muitas horas. O projeto contempla ainda carros pantográficos com regulador de altura dentre outros equipamentos modernos.

 

Sobre a Linha Flex+ da Heatcraft

Para a obra foram adquiridas 21 unidades condensadoras FLEX+, são elas: 15 unidades modelo flex+ 250 h2b, com capacidade de 2, 1/4 hp; 6 unidades modelo flex+ 175 h2b, com capacidade de 1,3/4 hp.

As unidades condensadoras Flex+, fazem parte da linha Flexcold, marca da empresa Heatcraft, com capacidade até 6HP. Com um design moderno, sua carenagem elimina a necessidade de uso de casa de máquinas e utiliza espuma acústica em seu interior, além de, garantir a instalação na parte exterior. Estas características, em conjunto com um moto-ventilador de 6 polos, garantem uma unidade mais silenciosa, chegando a uma redução de até 10 decibéis em relação a outras unidades condensadoras.

A nova Flex+ é equipada com compressores Copeland, desenvolvidos para garantir baixo consumo de energia que chegam a uma economia de cerca de 40 % menor que a concorrência e vida útil prolongada. Foi desenvolvida para ser um produto compacto, podendo ser instalada até mesmo sobre suportes de ar condicionado. Mesmo com um dimensional até 40% menor em relação a outros modelos, seu gabinete conta com um tanque de líquido, e ainda permite a instalação de um separador de óleo em seu interior. Seu design inovador possui uma divisória entre o compressor e o condensador, permitindo acesso aos componentes, mesmo com o sistema em operação, beneficiando assim a manutenção. Para facilitar as medições de pressão, as tubulações de sucção e líquido possuem válvulas Shrader do lado externo da unidade.

 

Sobre a Refricorpos

A Refricorpos é uma divisão da Cozil, especializada na produção de equipamentos para conservação e necropsia. Produz câmaras mortuárias para conservação de corpos, mesas para dissecação e necropsia, além de carros para detritos ou serviços.

Considerada a maior fabricante nacional de equipamentos para necropsia, atende desde o setor público ao privado. A empresa conta com estrutura fabril com ampla capacidade para produção e armazenagem de produtos; investe em soluções tecnológicas com padrão internacional de qualidade, possui laboratório para ensaios técnicos, pesquisa e desenvolvimento; dispõe de assistência especializada; frota própria; além de, equipamentos de alta performance que garantem perfuração e cortes precisos. A sede da empresa localiza-se em Itaquaquecetuba, São Paulo – SP. Mais informações no www.cozil.com.br.

Sobre a Heatcraft

A Heatcraft do Brasil é uma empresa do grupo Lennox Internacional Inc., líder global no fornecimento de soluções completas em refrigeração comercial e industrial para o controle do clima. Está presente em mais de 70 países e fabrica unidades condensadoras, evaporadores, racks, condensadores remotos, monoblocos frigoríficos e trocadores de calor através das marcas líderes de mercado, Bohn, Flexcold e InterLink. No Brasil, está localizada em São José dos Campos – São Paulo. Mais informações no www.heatcraft.com.br.

Assessoria de imprensa Heatcraft – Momento Comunicação