A Danfoss continua a impulsionar o crescimento e um alto nível de investimentos no primeiro trimestre de 2019. As vendas do Grupo Danfoss cresceram 6%, totalizando 1,563 bilhão de euros, correspondendo a um crescimento de 3% em moeda local. A Danfoss continuou a se beneficiar da forte demanda na América do Norte, enquanto outras partes do mundo mostraram mais volatilidade – incluindo a China, com uma demanda moderada que foi, no entanto, parcialmente compensada por um bom momento na Europa e na Índia. Já os lucros (EBIT) totalizaram 160 milhões de euros, o que é igual ao primeiro trimestre do ano passado. A margem EBIT foi de 10,3%.
“Tivemos um bom começo para o ano. Como esperado, as taxas de crescimento em alguns dos setores que atendemos diminuíram desde o quarto trimestre do ano passado. Nossas soluções inovadoras e eficientes em energia nunca foram tão relevantes. Portanto, continuamos a fortalecer nossos negócios principais e aumentar nossos investimentos em inovação. Além disso, continuamos nossos altos investimentos na criação de uma forte plataforma de eletrificação e digitalização. Esta é a nossa maneira de avançar e alimentar o crescimento futuro”, afirma Kim Fausing, presidente e CEO.
No primeiro trimestre, a Danfoss aumentou em 11% seus investimentos em inovação, totalizando 68 milhões de euros, o equivalente a 4,4% das vendas. A Danfoss também firmou um contrato de fusão com a empresa americana UQM Technologies, líder em tecnologia de sistemas de propulsão elétrica e híbrida para ônibus, caminhões, veículos fora-de-estrada e embarcações marítimas. Além disso, em abril, a Danfoss expandiu sua participação acionária na empresa finlandesa Leanheat, especialista líder em inteligência artificial, tornando edifícios e redes de aquecimento urbano mais inteligentes e eficientes do ponto de vista energético.
“Vemos uma demanda crescente por soluções mais sustentáveis. Como um parceiro de tecnologia líder, adicionamos novas tecnologias de ponta à nossa já ampla gama de soluções para permitir que nossos clientes criem posições competitivas. Um exemplo está no off-highway e no marine, em que, por meio de aquisições direcionadas, fortalecemos nossa oferta de eletricidade. A Leanheat agrega competência em software e inteligência artificial para ganhar uma posição mais forte no mercado, por meio de soluções mais inteligentes e eficientes em termos de energia para edifícios e redes de aquecimento”, afirma Fausing.
Principais números do primeiro trimestre de 2019:
- As vendas cresceram 6%, somando 1,563 bilhão de euros (1º trimestre de 2018: 1,474 bilhão de euros), correspondendo a um crescimento de 3% em moeda local.
- O lucro operacional (EBIT) totalizou 160 milhões de euros (1º trimestre de 2018: 166 milhões). A margem EBIT foi de 10,3% (1º trimestre de 2018: 11,3%).
- O lucro líquido do período foi de 110 milhões de euros (1º trimestre de 2018: 113 milhões).
- Os gastos com inovação aumentaram 11%, totalizando 68 milhões de euros (1º trimestre de 2018: 61 milhões), correspondendo a 4,4% das vendas (1º trimestre de 2018: 4,1%).
Perspectivas para 2019 confirmadas
Para 2019, a Danfoss espera expandir ou manter sua participação de mercado, enquanto aumenta a rentabilidade medida como margem em comparação com o nível de 2018, após investimentos contínuos em digitalização e eletrificação.
Assessoria Press a Porter