Acompanhada por aproximadamente 120 profissionais, presencialmente e online, a segunda edição do “Café com Conteúdo – Um Encontro com as Mulheres do AVACR” levou a este público valiosos conhecimentos sobre re-branding, capacitação profissional para mulheres que atuam ou desejam entrar no setor, e engajamento como propósito de vida.

O evento foi realizado no dia 6 de dezembro (terça-feira), em São Paulo, pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, e já se tornou uma referência como importante fórum de troca de informações e networking.

“2022 foi um ano bastante ativo para o Comitê de Mulheres da ABRAVA, e encerrá-lo com um evento de tão alto nível, prestigiado por um público tão qualificado é muito gratificante. O retorno que recebemos foi extremamente positivo e fortalece ainda mais a nossa certeza de que estamos no caminho certo. Os desafios ainda são muitos, mas aos poucos estamos conseguindo qualificar e impactar cada vez mais mulheres do setor”, afirmou Priscila Baioco, presidente do Comitê e gerente nacional de vendas e marketing da Armacell.

O “Café com Conteúdo” contou com o apoio de diversas empresas do setor, entidades e mídias parceiras alinhadas com o propósito do Comitê, que tem entre suas premissas atuar na busca pela equidade de gênero na cadeia produtiva do frio.

O presidente executivo da ABRAVA, Eng. Arnaldo Basile, abriu o evento discorrendo sobre o escopo estrutural e de atuação da Associação, que acabou de completar 60 anos de atividades. Destacou, ainda, a missão da entidade, que é incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias e o cumprimento das boas práticas operacionais no AVAC-R. Enfatizou também assuntos relacionados à ESG (governança ambiental, social e corporativa), atualmente uma grande norteadora dos negócios das empresas, incluindo iniciativas como a do Comitê de Mulheres da ABRAVA.

A programação foi aberta com a palestra “Você é uma marca”, ministrada por Regina Nogueira, CEO da Regina Nogueira Company e Personal Re-branding. De forma descontraída, a empresária conduziu a apresentação levando à reflexão diante do fato de que todas as pessoas são como marcas que carregam diferentes valores e que, às vezes, segundo ela, é preciso promover um re-branding pessoal, processo que busca renovar a imagem da marca pessoal construída de cada um com o objetivo de se reconectar e até mesmo de se reinventar na busca de novos objetivos, realizações e sucesso.

A palestrante enfatizou que entender a origem, a trajetória e os objetivos estratégicos de uma marca garante a ela consistência de expressão a tudo o que ela representa, como é vista e percebida. “Assim acontece com os seres humano”, pontuou Regina, indicando possibilidades de recálculo de rota na vida, por meio de uma reconexão com valores e ideais.

A segunda palestrante foi Bianca Alves, professora da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, que destacou o “Ensino profissional e suas oportunidades para as mulheres no AVAC-R”. Além de compartilhar a sua história de vida e trajetória profissional de sucesso, ela destacou os desafios enfrentados desde que decidiu entrar em um setor predominantemente masculino. “Mas isso não me intimidou, e hoje me sinto realizada”, disse. Bianca apresentou ainda, diversos cursos disponíveis na grade do SENAI para os  setores de climatização e refrigeração, direcionados à qualificação de mão de obra de profissionais.

O evento foi encerrado com a palestra “Você no controle”, com o educador executivo Raimundo Silva, diretor da Armstrong do Brasil. A partir do uso de técnicas lúdicas, ele analisou situações reais do dia a dia, sejam na vida pessoal ou profissional, comparando-as às etapas de um jogo de videogame. De acordo com ele, tudo na vida das pessoas parte do seu engajamento com um propósito, pois a vida é feita de fases que definem quando o jogo seguirá para a próxima etapa, e ele é infinito. “Mas, para que isso aconteça, é preciso que a pessoa assuma o controle da sua vida”, complementou.

Mais de 120 profissionais participaram do evento, que contou com o patrocínio das empresas Armacell, Bitzer, Conforlab, Danfoss, Daikin, Emerson, Full Gauge, Indústrias Tosi, Mecalor, Mercato, Projelmec, Sicflux e Star Center, em correalização com o SINDRATAR SP, e foi apoiado pelas entidades parceiras ABNT, ABRINSTAL, ASBRAV, Brasildoor, FAIAR, FEBRAVA, FEI, GRUPAS, IBF, PNQAI, SBCC, SEBRAE, SENAI e SMACNA.

A íntegra do evento pode ser conferida no canal oficial da ABRAVA no YouTube.

Confira AQUI o álbum de fotos do evento.