Em constante atenção aos assuntos ligados à fluidos refrigerantes e boas práticas no setor AVAC-R, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento por meio dos seus Departamentos Nacionais – DN´s Meio Ambiente e Comércio tem atuado de forma a manter o setor informado e qualificado para atendimento às demandas do setor e Sociedade.

A preocupação com o armazenamento e transporte de fluidos refrigerantes, as  “embalagens descartáveis” de R410A que estão em destaque no setor nos últimos tempos, colocou o tema em evidência dentro da ABRAVA e com isso outros pontos relacionados como às boas práticas, cumprimento das normas, qualificação do setor também chamaram à atenção, fatores que permitiu que os dois DNs envolvidos no tema propusessem novas ações, como o comunicado de alerta para explosões de embalagens enviado ao setor e a revisão das 5 cartilhas da Série Você Sabia, de forma que abordem novas normas e procedimentos, novos fluidos  refrigerantes, cuidados com a segurança, entre outros temas.

O objetivo das cartilhas é a disseminação de informações corretas e atualizadas para os profissionais que atuam no setor, em especial os que atuam com instalação e manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração. As cartilhas serão disponibilizadas ao mercado para download no início de 2021.

Entre os tópicos atualizados, estão os procedimentos a serem realizados e os cuidados adequados para que sejam evitadas explosões de “embalagens descartáveis” no transporte de fluidos refrigerantes, como os ocorridos recentemente com o R410A,  fatos que colocaram em risco a vida dos profissionais em campo em risco, assim como, a segurança de outras pessoas no local do transporte ou armazenamento.  Nesse contexto é recomendada a consulta à RENABRAVA 5 da ABRAVA e à norma ABNT NBR 13598 que contempla valores de pressão máxima de transporte e armazenagem.

O fluido refrigerante R410A possui zero potencial de degradação da camada de ozônio e efeito estufa de 1920, é utilizado principalmente em sistemas de condicionamento de ar, e apresenta pressão de trabalho para 67 ºC saturada de 4413 kPa maior que o fluido R22 com cerca de 2.816 kPa.

A título de informação, o R410A tem classificação internacional de segurança ASHRAE A1, ou seja, não é tóxico e não é inflamável, portanto a preocupação se dá em relação às boas práticas e normas de refrigeração e de segurança, uma vez que existe risco de explosão e queimaduras, podendo gerar acidente para o usuário, ao profissional do setor e ao equipamento.

Para o R410A, assim como todos os fluidos refrigerantes, deve-se respeitar as recomendações da FISPQ do fabricante, onde recomenda-se o armazenamento e transporte em temperaturas inferiores a 52°C.

Importante verificar as características da embalagem, que devem ser adequadas para suportar a pressão de trabalho da classe de pressão do fluido frigorífico e adicionalmente possuir dispositivos de segurança quanto a pressão interna.

Acompanhe as ações dos DNS e da ABRAVA.