A cadeia produtiva da indústria de Alimentos e Bebidas marcará presença na Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, maior encontro do setor na América Latina e que contará com a participação de mais de 440 expositores. A feira é uma realização da Informa Exhibitions e ocorre entre os dias 26 e 29 de junho de 2018, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Na quarta-feira, dia 27 de junho, o evento terá um horário especial em virtude do jogo do Brasil na Copa, com abertura às 10h. Os visitantes poderão acompanhar o jogo durante a realização da feira, em um espaço exclusivo e preparado para esta finalidade.
Em sua 34ª edição, A Fispal Tecnologia apresentará uma série de inovações. O principal destaque é a nova versão do Demonstrador da Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas, realizado em parceria com o Instituto Mauá Tecnologia (IMT). A atração mostrará como é fácil integrar equipamentos antigos e soluções simplificadas, evidenciando que até mesmo as micro e pequenas empresas podem se beneficiar com essa nova fase da indústria.
O projeto terá ainda conceitos que nunca foram apresentados em uma feira no Brasil, como o Digital Twin, que é um modelo digital 3D de um sistema físico operacional, e a Realidade Aumentada, tecnologia que sobrepõe objetos virtuais no mundo real. O demonstrador produzirá porções de granola com a possibilidade de adição de até quatro ingredientes, como flocos de milho, aveia, castanhas, frutas secas, garantindo uma ampla personalização do produto final e também da embalagem.
“É muito importante para a Fispal Tecnologia desenvolver esse tipo de projeto e reunir as principais inovações para a Indústria de Alimentos e Bebidas. Com a ajuda da Mauá, estamos trazendo aos visitantes conceitos inéditos que vão contribuir para a familiarização do assunto e com o que há de mais moderno e transformador na manufatura”, explica Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions.
O espaço terá ainda um posto de atendimento do IMT, que oferecerá aos representantes de micro, pequenas e médias indústrias de Alimentos e Bebidas a possibilidade de receber uma consultoria gratuita durante seis meses. Ao oferecer esse atendimento sem custos, a Mauá e a Fispal têm como principal objetivo fomentar o setor, já que as empresas participantes poderão estruturar o negócio para crescimento da lucratividade e ainda melhorar o processo produtivo.
Além de apresentar a nova versão do demonstrador, a Fispal Tecnologia terá pela primeira vez a Arena da Cerveja Artesanal, realizada em parceria com o Instituto Cerveja Brasil e que contará com conteúdos dinâmicos sobre o tema, equipamentos e soluções para a inovação no setor. A criação do espaço visa atender uma demanda dos visitantes, que apontaram em uma pesquisa realizada na edição passada o desejo de contar com atrações para esse segmento.
O Fórum Fispal Tecnologia retorna com mais nomes importantes da Indústria de Alimentos e Bebidas com o patrocínio da Tetra Pak. Nos dias 28 e 29 de junho, os participantes assistirão palestras, painéis e debates sobre aumento da produtividade, diminuição de custos, gestão empresarial, com a presença de representantes da Coca-Cola, Bauducco, BRF, Nestlé, Kraft Heinz, Unilever, Heineken, Ambev, entre outros.
Já o Fórum de Marketing Digital, outra atração inédita, trará uma programação com as principais novidades e tendências do mercado digital para as empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, realizado em parceria com a Celta Seminários. Na programação, representantes da PepsiCo, Mondelez, Hersheys, Fini Guloseimas, Coca-Cola, Heineken, entre outros, apresentarão técnicas de marketing para redes sociais para as empresas melhorarem seu desempenho de vendas.
A parceria com o Instituto de Tecnologia SENAI, grande sucesso no ano passado, retorna com duas atrações exclusivas: o Lab de Soluções e o Lounge de Inovação. O Lab de Soluções irá solucionar os desafios de empresas com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do Instituto. As inscrições foram encerradas no dia 15 de junho e mais de 20 indústrias inscreveram os desafios propostos, entre elas as duas que serão selecionadas.
O principal objetivo do Lounge da Inovação é apresentar 10 itens totalmente inéditos e revolucionários que podem ser adquiridos pelas as indústrias de alimentos e bebidas que visitam a feira em busca de inovação. Entre as novidades estarão o pão de queijo “de caneca”, creme vegetal de quinoa, bebida para menopausa, palito comestível para picolé a base de biscoito e chocolate, entre outros. Os produtos estão com formulação já pronta para ir ao mercado e em busca de investidores. Nos dias 26 e 28 de junho, o estande do SENAI terá ainda programação especial focada em Startups e aceleradoras Food Tech, com palestras e apresentações de cases de sucesso.
O Lounge ABRE da Embalagem, realizado com o apoio da Associação Brasileira da Embalagem (ABRE), reunirá os profissionais que atuam em agências de criação de peças e pequenos e médios fabricantes para potencializar a troca de informações e mostrar as principais tendências e soluções para o segmento. O espaço terá ainda o Circuito ABRE de Palestras, com apresentações gratuitas de 20 minutos sobre novas tecnologias e design. A programação das palestras está disponível no site www.fispaltecnologia.com.br/pt/atracoes/lounge-abre-da-embalagem.html
A Fispal Tecnologia retoma a realização de uma Rodada de Negócios, que tem o objetivo de promover o encontro entre expositores e compradores de produtos e serviços da indústria de Alimentos e Bebidas. A proposta inicial é reunir entre 15 e 20 empresas que apresentarão suas soluções para um grupo de diretores e gerentes com poder de decisão de compra.
A feira terá ainda o “II Beverage Innovation Summit”, seminário realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) no dia 29 de junho, junto ao Fórum Fispal Tecnologia. A 2ª edição do evento, que é patrocinado pela Duas Rodas, abordará as várias inovações tecnológicas alinhadas às tendências de saudabilidade e bem-estar no mercado de bebidas não alcoólicas, assim como os desafios e oportunidades do setor em atender as novas exigências do consumidor.
O Café da ABIPET será realizado pela primeira vez na Fispal Tecnologia no dia 27 de junho, a partir das 9h00. A atração é uma iniciativa da Associação Brasileira da indústria do Pet para promover a interatividade e troca de informações entre os profissionais da cadeia Industrial das embalagens PET. As palestras abordarão as principais tendências para o setor de bebidas, o mercado brasileiro de resina PET e o desempenho da indústria do PET no Brasil. Para participar, basta realizar a inscrição pelo e-mail cafedaabipet@abipet.org.br.
Outra atração paralela à exibição é o IX Fórum Flex, que será realizado no dia 26 de junho. O objetivo do evento é discutir as oportunidades que o mundo digital pode trazer para a indústria de flexíveis e as tecnologias de produção e marketing digital para criar boas e novas experiências para os clientes no B2B.
A Fispal Tecnologia conta com entrada livre, mas com acesso restrito aos profissionais do setor. Para credenciamento e demais informações acesse o site: https://www.fispaltecnologia.com.br/pt/a-feira.html
Sobre a Fispal
A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro.
As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar.
Saiba mais em: www.fispal.com.br
Informações para a Imprensa: SD&PRESS Consultoria