Eurovent e ABRAVA publicam a versão Brasileira da Recomendação Eurovent 4/23

Recomendação disponível em Português sobre a classificação de filtros de ar em conformidade com a ISO 16890

Bruxelas, São Paulo, 22 fevereiro 2021. Em função do sucesso da versão atualizada da Recomendação Eurovent 4/23 – ‘Seleção das Classes de Filtro de Ar Classificado em EN ISO16890 para Aplicações Gerais’, a Eurovent em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento) publica a versão Brasileira desta Recomendação em Português. Este guia amplo, aproveita o potencial que a EN ISO 16890 proporciona em termos Qualidade de Ar Interior.

A Recomendação Eurovent 4/23 (2020) está alinhada os desenvolvimentos de normatização internacional. Incluindo uma tabela de referência, que mostra que as eficiências de filtração exigidas podem ser alcançadas utilizando diferentes filtros ou combinações dos mesmos. Esta publicação está orientada a todos os profissionais de AVAC-R trabalhando com sistemas de ventilação, especialmente para consultores de projetos, gerentes de plantas e fabricantes de equipamentos que incorporem filtros de ar. Foi desenvolvida em conjunto por participantes do Grupo de Produtos da Eurovent para ‘Filtros de Ar’ (PG-FIL) e o grupo de trabalho ABNT/CEE-138 – Comissão de Estudos Especial “Equipamentos para Limpeza do Ar e Outros Gases” do Comitê Brasileiro de Refrigeração Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento ABNT/CB-055 (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O Sr Naci Sahin, Presidente da Eurovent, declarou: “Apreciamos muito esta iniciativa desenvolvida junto com a ABRAVA. Apresentar uma diretriz Europeia pavimentando um caminho da indústria de AVAC-R do outro lado do mundo é um marco para garantir o balanceamento do nível técnico global, removendo barreiras comerciais, e promovendo tecnologias de ponta. Acredito que este seja somente o primeiro passo em direção a uma parceria duradoura entre a ABRAVA e a Eurovent.”

O Sr. Arnaldo Basile Jr., Presidente Executivo da ABRAVA, comentou: “Leitores da Recomendação Eurovent 4/23 poderão obter conhecimento sobre os processos de seleção de filtros de ar em conformidade com a EN ISO 16890, e poderão se familiarizar com suas características, o que é fundamental na aplicação correta, bem como seu desempenho. O conhecimento do processo de seleção com pleno conhecimento do desempenho do filtro é fundamental para a sua aplicação com o correto desempenho. A ABRAVA agradece o apoio da EUROVENT na elaboração do texto.”

A versão Brasileira da Recomendação Eurovent 4/23 (2020) em Português pode ser baixada gratuitamente em nossa Loja Online de Documentos. Também está em anexo a esta versão online deste Press Release. Uma versão impressa pode ser solicitada a todos os fabricantes de filtros membros da Eurovent. A Recomendação será regularmente atualizada sempre que novos dados de ensaios estiverem disponíveis.

Documentos disponíveis para download – acesse aqui 

  • Versão em PDF da Recomendação
  • Arquivos com os logos da Eurovent e da ABRAVA
  • Imagens para imprensa
  • Versão em PDF do Press Release