No dia 24 de junho, aconteceu a reunião mensal do Departamento Nacional de Comercio e Distribuição da ABRAVA, liderada por Toribio Rolon, presidente do departamento. Na pauta do encontro, além da troca de informações a respeito dos setores representados e apresentação de dados econômicos feita pelo Departamento de Economia e Estatística, a novidade da reunião foi a participação especial do empresário, professor e escritor Lívio Giosa, que fez uma palestra acerca do tema que tem chamado atenção de muitas empresas, o ESG (Environmental, Social and Governance)

Para Toríbio Rolon, presidente do DN, “A meta do DN Comércio e distribuição é em abordar temas atuais e relevantes no setor de comércio que de certa forma irão nós impactar ao longo dos próximos anos. Nosso primeiro convidado, que nos atendeu prontamente,  foi o Lívio Giosa, que entre tantos atributos, é  um expert no tema ESG. Estamos já definindo o tema e nosso próximo convidado. Queremos a participação de todos, estamos abertos para críticas e sugestões”

O economista responsável pelo DECON – Departamento de Economia e Estatística da ABRAVA, Guilherme Moreira, destacou o atual cenário econômico, que se encontra desafiador e com turbulências, traçando assim, um panorama diante dos desafios e oportunidades para o setor AVAC-R.

O convidado especial, Lívio Giosa,  discorreu acerca de um tema em evidência em toda a Sociedade,  o ESG e sua aplicação nas corporações. Deixou claro que a Sociedade está em constante transformação, e que a versão 5.0 tem como base três palavras-chaves, são elas: Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade.

De acordo com Lívio, “O primeiro passo para  a sustentabilidade, consiste em cada indivíduo estar consciente sobre o poder perante as suas escolhas cotidianas. Como consome, como descarta, seus hábitos e modo de vida. É uma atitude, ver-se como parte do mundo e não um consumidor do mundo”.

Giosa destacou ainda em sua palestra, aspectos que deixam em evidência empresas que atuam nos segmentos do Comércio e Serviços e que aplicam o ESG em seus negócios. Entre os pontos levados em consideração, estas empresas apresentam características como:

  • Contam com uma gestão mais robustas: nas relações com colaboradores, clientes e mercado gerando boas práticas;
  • Tem o olhar nas transformações da sociedade e os  impactos para o seu negócio;
  • Acompanham a necessidade de buscarem o desenvolvimento econômico , com equidade social e equilíbrio ambiental;
  • Tem geração de valor a longo prazo com os clientes e fornecedores;
  • São conectadas com as causas sociais e com os impactos das mudanças climáticas causadas pelas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE);
  • Procuram desenvolver suas atividades baseadas na redução da “pegada ecológica”, medindo e desenvolvendo metas de redução de emissões nos processos; e,
  • Constroem iniciativas pró-positivas e contínuas que contribuem para perenizar a cultura da organização

Para quem tiver interesse em conhecer as iniciativas do Prof. Livio acessem www.liviogiosa.com.br

O DN Comércio e Distribuição da ABRAVA se reúne mensalmente com as empresas associadas para dar andamento às ações planejadas. Os interessados em conhecer o escopo de atuação do grupo ou os benefícios ao ser um associado, deve enviar e-mail para secretaria@abrava.com.br.