A ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento, por meio do Departamento Nacional de Refrigeração Comercial e Industrial, e o SINDRATAR SP promoveram ontem (22/06) o “III Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial”.

Realizado nas dependências da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com transmissão online pela Internet, o evento teve como tema central “Refrigeração Importa – Cooling Matters”, o mesmo definido pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial da Refrigeração, no próximo dia 26.

Considerado um verdadeiro sucesso, o Seminário reuniu renomados profissionais que atuam em áreas relacionadas à refrigeração comercial e industrial, garantindo assim a disseminação assertiva de informações dos setores representados aos participantes, entre eles profissionais que atuam nos segmentos acadêmicos e setores clientes.

Para Renato Majarão, presidente do DN de Refrigeração, representante da empresa Danfoss que participou  online “A realização do evento nos motiva a seguirmos com a missão de disseminar conteúdos relevantes para o nosso setor. Nunca vivemos um momento tão importante na refrigeração, mudanças mundiais a respeito dos fluidos refrigerantes, novas tendências apresentadas pelas indústrias, o avanço com a questão da emenda de Kigali no Congresso, que são oportunidades para a boa engenharia. Seguiremos atuantes no desenvolvimento do setor com foco na eficiência energética e meio ambiente”, ponderou.

A mesa de abertura foi formada por Marcelo Mesquita, gerente-executivo do SINDRATAR SP; Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP; e Marcel Siqueira, gerente do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Eletrobras.

O presidente executivo da ABRAVA, Eng° Arnaldo Basile, não pode comparecer por motivo de agenda, mas deixou sua mensagem de abertura destacando a importância do setor de refrigeração para a sociedade, que no início da pandemia foi reconhecido pela Secretaria do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, como essencial à vida, após movimentação jurídica da entidade. A refrigeração é imprescindível para a evolução de setores como os de alimentos, remédios, processos, entre outros, sendo essencial para todos o crescimento da economia.

O gerente do SINDRATAR SP, Marcelo Mesquita, abriu oficialmente o evento agradecendo a participação de todos e reforçando o papel da refrigeração e seus desafios no atendimento ao crescimento da população na Terra, que deve chegar em, no máximo 30 anos, a mais de 9 bilhões de habitantes.

Na programação, renomados profissionais do setor ministraram palestras, as quais foram divididas em dois painéis – “Refrigeração Industrial” (matutino) e “Refrigeração Comercial” (vespertino).

Pela manhã: Anícia Pio – FIESP; Marcel Siqueira – Eletrobras/Procel; Bruno Bonaldi – Evapco (Tendências tecnológicas em condensadores evaporativos); Edna Tavares – Danfoss, representando o DN Refrigeração no segmento industrial (Escopo e tendências para os próximos anos) e Jair Junior – Mayekawa (A indústria 4.0 aplicada na refrigeração industrial).

O período foi fechado com a realização de uma mesa-redonda, validando tudo o que foi apresentado pelos especialistas, ou seja, que o setor caminha, de forma assertiva, para um futuro responsável.

O painel da tarde contou com as participações de Eduardo Dória -coordenador da Cadeia do Frio da FEBRAVA, destacando “a importância da refrigeração em toda a cadeia alimentar”, a fim de reduzir a perda de alimentos ao longo das etapas (da produção no campo à mesa da população); André Dikert – Armacell abordou as “Boas práticas na instalação de isolamento térmico em sistemas de refrigeração”; Daniel Seijas – Danfoss, representando o DN Refrigeração no segmento industrial, abordou o escopo e as tendências para os próximos anos; e Lucas Fugita – Chemours, que tratou das “Soluções sustentáveis para a refrigeração comercial”.

Anícia Pio, da FIESP, abriu a programação chamando atenção para assuntos relacionados ao aquecimento global e os impactos das mudanças climáticas, reforçando que esta realidade já está presente em nosso dia a dia. Sua palestra teve como tema central as “Mudanças climáticas e os novos paradigmas da sustentabilidade”, abordando a descarbonização econômica – transição energética, os princípios e métricas o ESG – Environmental, Social and Corporate Governance e economia circular. A palestrante destacou diversos aspectos e as movimentações junto ao governo para a implantação destes processos.

O representante da Eletrobras/Procel Marcel Siqueira agradeceu o convite e a importância do evento, diante das questões em evidência atualmente, como as mudanças climáticas. Reforçou a importância da eficiência energética para as questões climáticas e suas urgências no país e no mundo, em especial no Brasil, em relação à sua matriz energética.

Informou que o governo tem se empenhando para fazer a transição energética da melhor forma para todos, levando em conta o uso de energias menos poluentes e mais baratas. Chamou ainda atenção para a relevância da refrigeração e da energia na manutenção de vida.

Destacou que, historicamente e de forma incorreta, as pessoas ainda colocam a refrigeração como vilã do consumo energético, como se fosse possível dispensar seu uso, um conceito equivocado. Informou que o Procel tem se dedicado para o desenvolvimento de iniciativas focadas nos setores de refrigeração e climatização. E deixou um convite para que as empresas busquem conhecer estes projetos.

Marcel Siqueira finalizou sua apresentação informando, em primeira mão, que foi assinado um acordo de cooperação entre Procel e ABRAVA, com o objetivo de desenvolver trabalhos conjuntos em benefício dos setores representados e da sociedade.

Apoios

O Seminário contou com o patrocínio de Armacell, Chemours, Evapco e Mayekawa. copatrocínio da Danfoss. Além do apoio de diversas entidades dos setores representados, entre elas: ABNT, ABRAFAC, ABRALIMP, ASBRAV, BRASINDOOR FAIAR, FAPRO, FEBRAVA, FEI, GRUPAS, IBF, PNQAI, SBCC, SINDRATAR SP e SMACNA

O Seminário pode ser conferido na íntegra no canal oficial da ABRAVA no YouTube.

Confira o álbum de fotos do evento AQUI.