Ventilação personalizada, sistema inovador no Brasil, permitirá ao usuário respirar totalmente o ar de renovação, com ganhos para a qualidade do ambiente interno
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) funcionou em grande parte da sua vida num casarão situado no Bairro da Boa Vista. Com o crescimento das demandas, foi expandindo seu quadro de funcionários sem que a estrutura física acompanhasse. A saída foi alugar salas em prédios vizinhos. Na década de 1980 foi construído o Anexo I, para abrigar os gabinetes dos deputados.
No entanto, a infraestrutura continuava a reboque das necessidades do poder legislativo estadual. Nem mesmo com a construção de um outro anexo, na primeira década do século, o problema se resolvia. Gabinetes e serviços de apoio continuavam a ocupar edifícios vizinhos, como o Caetés. Foi por volta do início da atual década que a administração resolveu dar um passo a mais na direção da modernização. Resolveu-se pela construção de um novo plenário e pelo retrofit do Anexo I.
“Nós fizéramos o projeto de ar condicionado do Anexo I quando da sua construção. A distribuição do ar era feita através de dutos que atravessavam um corredor rebaixado, fazendo a insuflação do ar nas salas. Uma unidade única atendia todos os gabinetes. Coube-nos, também, fazer o projeto de climatização do Anexo II. E a nós foi entregue a concepção do sistema de ar condicionado do atual retrofit”, narra Francisco Dantas, diretor da Interplan Planejamento Térmico Integrado.
Leia a matéria completa acesse
Portal Engenharia e Arquitetura – matéria revista ABRAVA + Climatização e Refrigeração