ABRAVA

No dia 01 de setembro, o Departamento Nacional de Comércio e Distribuição da ABRAVA recebeu o especialista Edmilson Maleski, da web.art group, que abordou em sua palestra o tema “ Panorama geral do e-commerce”.

Para Toribio Rolon, presidente do DN Comércio e Distribuição “Temos atuado como DN diante da preocupação em darmos enfoque a temas relevantes em nossos encontros, de forma que possibilitem uma melhoria contínua no processo de administração dos nossos negócios. Mantemos nosso foco em pessoas, canais e inovações, e para isso temos buscado profissionais relevantes no mercado com intuito de ouvi-los, aprendermos um pouco sobre o tema ou até mesmo, que nos faça repensar a respeito”.

O e-commerce se tornou um assunto de grande relevância para empresas de comércio e distribuição, pois é a nova forma de comercialização no Brasil, totalizando até o momento mais de 900 mil plataformas, de acordo com levantamento do BigData Corp e Paypal “Perfil do e-commerce brasileiro”.

Edmilson discorreu acerca do assunto, e levantou diversos pontos que precisam ser observados, e destacou cinco dos principais pilares básicos do e-commerce e varejo, são eles:

  • Internet – acesso e velocidade
  • Segurança de dados
  • Logística e transporte
  • Direitos do consumidor
  • Distribuição de renda no Brasil

Cinco pontos necessários para o sucesso de um e-commerce, e neste contexto a gestão da plataforma e da qualidade dos serviços prestados em cada etapa é que fará a diferença no caminho para o sucesso.

Outro ponto levantado é se o varejo online irá substituir as vendas físicas, a tendencia agora é aplicar o “Omnichannel” estratégia direcionada de conteúdo entre os diversos canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato. Desta forma, cada empresa deverá estar atenta nas suas decisões estratégicas comerciais para melhores resultados.

O DN Comércio e Distribuição da ABRAVA se reúne mensalmente com as empresas associadas para dar andamento às ações planejadas, atualização mercadológicas e também com a missão de trazer temas em evidência para os setores representados. Os interessados em conhecer o escopo de atuação do grupo ou os benefícios ao ser um associado, deve enviar e-mail para secretaria@abrava.com.br.