Qualidade do Ar no Brasil e no mundo, fiscalização, novas tecnologias, os impactos na saúde das pessoas quando considerada a qualidade do ar respirada em ambientes fechados, são alguns dos aspectos que renomados especialistas abordarão em Belo Horizonte, durante dois dias de eventos. Inscrições abertas!
Nos dias 25 e 26 de abril, a capital de Minas Gerais será sede de dois importantes eventos que destacarão relevante tema para toda sociedade – a importância da qualidade do ar nos ambientes internos.
Trata-se do 12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno, neste ano focado na qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, e da 8ª edição ExpoQualindoor, ocasião que também acontecerá o 2º Encontro Nacional de Fiscalização”, com ênfase em qualidade do ar interno.
Os eventos são organizados pelo Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e Chapter Brasil ASHRAE e acontecerão na sede do CREA-MG. . As inscrições abertas e as vagas são limitadas.
“A decisão de unir eventos anuais em um único tem por objetivo ampliar o debate acerca do tema ‘Qualidade do Ar Interno’ de forma completa, abordando diversos aspectos essenciais para toda cadeia produtiva do frio, construção civil, saúde e bem-estar, sempre considerando a saúde e a segurança das pessoas em ambientes climatizados artificialmente”, destaca Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor.
Os eventos coordenados pela ABRAVA têm por objetivo chamar à atenção das pessoas acerca da importância da qualidade do ar interno respirado em ambientes fechados e suas implicações para a saúde das pessoas. Isto porque, pesquisas relacionadas aos efeitos da poluição na saúde mostram a associação entre a exposição ao material particulado fino, encontrado no ar, com mortes prematuras, doenças crônicas e problemas respiratórios. O perigo causado pela inalação de partículas depende não só da forma e tamanho delas, como também da composição química e do lugar no qual elas foram depositadas no sistema respiratório.
A atenção ao tema aumenta quando considerados os ambientes assistenciais de saúde, que contam com diversas áreas/setores como o de emergência, cirurgia, recepção e triagem, os quais devem contemplar instalações que apresentem 100% de renovação total do ar, a fim de inibir a propagação de quaisquer tipos de contaminação.
São nesses setores que chegam pacientes com diversos perfis, com doenças transmissíveis e respiratórias, vítimas de acidentes e traumas variados, além de gestantes, crianças e idosos. Esses públicos precisam, necessariamente, ter garantido o mínimo de proteção, até que sejam separados de acordo com a patologia apresentada, o grau da doença e as necessidades primárias.
Programação
A programação dos eventos conta com renomados especialistas e profissionais que difundirão conhecimentos sobre gerenciamento de ambientes internos, climatizados ou não, tema que ficou em evidência durante a pandemia de Covid-19, entrando definitivamente no radar da sociedade.
“Nosso objetivo, com a realização desses eventos, é proporcionar conhecimento e divulgar as novas tendências sobre qualidade do ar interno ao setor, e o momento atual é mais do que oportuno, pois teremos palestras de alto nível bem como palestrantes renomados sendo alguns internacionais”, salienta o presidente do Qualindoor, Marcelo Munhoz.
Durante os eventos, a qualidade do ar interno será apresentada sob diversos aspectos – Atualizações normativas que envolvem normas técnicas, resoluções e legislações vigentes, como a NBR 7256 (estabelece os requisitos mínimos para projeto e execução de instalações de tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde; Abordagem específica da Lei nº 13.589/2018 (Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, que obriga todos os edifícios de uso público e coletivo a manter a manutenção dos equipamentos de climatização em dia); Perspectivas a respeito da qualidade do ar e a importância do tratamento de águas em sistemas de climatização; Novas tecnologias e aplicações para os setores representados.
Os eventos são dirigidos para gestores e profissionais da área da saúde, administradores de empresas, projetistas, profissionais de manutenção e instalação de sistemas de ar-condicionado, gestores prediais, facility management, engenheiros, arquitetos, técnicos da segurança do trabalho, recursos humanos, biólogos, químicos, além de estudantes de áreas relacionadas, entre outros.
———–
Qualidade do Ar Interno em evidência
No dia 25 de abril, será realizado, em Belo Horizonte, 12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno focado em “Qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde”. O evento contará, ainda, com a realização conjunto do Qualindoor e do Chapter Brasil ASHRAE – Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração, Ar-Condicionado e Ventilação.
A programação conta com nove palestras, nacionais e internacionais, que deixarão em evidência aspectos ligados ao assunto, com destaque para as normas e leis vigentes, a visão acadêmica, novas tecnologias e aplicações, assim como a apresentação do case do Hospital Mater Dei Salvador.
O segundo dia de evento, 26 de abril, será realizada a 8ª edição da ExpoQualindoor que abordará a Qualidade do Ar de Interiores sob diferentes aspectos. Ao todo, haverá a apresentação de 13 palestras, com a participação especialistas multidisciplinares.
A ExpoQualindoor tem por objetivo disseminar informações a respeito de novas tecnologia e processos, além de fomentar negócios no Brasil, por meio da troca de experiências em gerenciamento da qualidade do ar em ambientes internos, atualização profissional de normas técnicas, resoluções e legislações e perspectivas relacionadas ao tema.
Os eventos contam com apoio das entidades locais: ABRASIP/MG, ASBEA/MG, FENEMI, ABEMEC-MG, PUC Minas e Treinatec/BH.
Informações sobre a programação e inscrições, acesse https://abrava.com.br/compromissos/xii-seminario-de-qualidade-do-ar-interiores/