O PERIGO ESTÁ NO AR! Com a chegada do outono, doenças respiratórias aumentam consideravelmente, além de gripes, sinusites e rinites, existe ainda o perigo da H1N1 e COVID 19. Um dos pontos de atenção na saúde das pessoas está relacionado à qualidade do ar que respiram nos ambientes fechados e climatizados. Esse fator de risco aumenta ainda mais, quando considerada a qualidade do ar interno em hospitais.
Infelizmente é sabido que muitos ambientes de grande circulação como hospitais, shopping, cinemas, escolas, faculdades, academias, supermercados, entre outros, estão fora dos padrões adequados, não atendendo as recomendações e legislações existentes, deixando o usuário desses ambientes exposto a contaminação por diversos tipos de contágio de doenças presentes no ar, por motivos que vão desde disposição arquitetônicas do local, más condições de manutenção e falta de cuidados com os ambientes climatizados.
O governo federal promulgou em 2018 a Lei nº 13.589/2018 (Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, que obriga todos os edifícios de uso público e coletivo a manter a manutenção dos equipamentos de climatização em dia). O que nem sempre é cumprido. No entanto, a prefeitura de BH, através da Vigilância Sanitária, tem feito a fiscalização desses ambientes e encontrado muitas não conformidades, ou seja, o não cumprimento de um requisito ou que não possui o resultado esperado.
Para Fernando Lage, diretor da Regional ABRAVA MG, “Falarmos a respeito de qualidade do ar interno nos ambientes em Minas Gerais é uma oportunidade para que toda a sociedade saiba que este já é um assunto em pauta no Estado. E, demonstra a preocupação com a saúde e segurança das pessoas, diante dos possíveis impactos na qualidade de vida de todos. Vale destacar que, uma pessoa adulta respira cerca de 10 mil litros de ar por dia, e o cuidado com o ar respirado deveria ser o mesmo ao beber um copo de água sujo ou contaminada, algo inaceitável nos dias de hoje. ”.
É diante deste contexto que entre os dias 25 e 26 de abril, Belo Horizonte será sede de dois importantes eventos que destacarão relevante tema para toda sociedade – A importância da qualidade do ar nos ambientes internos.
Trata-se do 12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno, neste ano focado na qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, e da 8ª edição do ExpoQualindoor, ocasião que também acontecerá o “2º Encontro Nacional de Fiscalização”, com ênfase em qualidade do ar interno. A ocasião reunirá renomados especialistas do assunto, cientistas e Fiscais de vigilância Sanitária de todo BRASIL.
“A missão da ABRAVA é proporcionar conhecimento e divulgar as novas tendências sobre qualidade do ar interno ao setor e sociedade. O momento atual é oportuno, pois o tema está em evidência, a programação foi preparada considerando palestras de alto nível, renomados especialistas, nacionais e internacionais” estarão reunidos com o mesmo propósito”, destaca o presidente do Qualindoor, Marcelo Munhoz.
Para os eventos são esperados médicos, gestores e profissionais da área da saúde, administradores de empresas, projetistas, gestores prediais, facility management, engenheiros, arquitetos, técnicos da segurança do trabalho, recursos humanos, biólogos, químicos, além de estudantes de áreas relacionadas, entre outros.
Os eventos são organizados pelo Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e Chapter Brasil ASHRAE, acontecerão na sede do CREA-MG, e contam com apoio das entidades locais: ASBEA MG, PUC Minas, ABRASIP MG e outros
As inscrições abertas e as vagas são limitadas. confira https://abrava.com.br/compromissos/xii-seminario-de-qualidade-do-ar-interiores/