Em atividade desde junho de 2018, o Departamento Nacional de Ar-condicionado Automotivo e Agrícola da ABRAVA – Associação Brasileira, Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento tem trabalhado em prol ao setor representado com o objetivo de preencher uma lacuna de informações e troca de experiência com foco em normalização, dados de mercado, tributação, capacitação de mão de obra, qualidade e garantia de peças e serviços, entre outros assuntos.

Dois seminários marcaram o início das atividades previstas para 2019: Seminário Ar- Condicionado para Ônibus e Abordagem sobre Outros Veículos de Transportes realizado no dia 27 de março, que contou com o apoio das empresas Royce e a Mastercool; e,  o Seminário Ar- Condicionado Automotivo e Agrícola que aconteceu no dia 16 de fevereiro com o apoio das empresas Chemours e Royce Connect.

De acordo com o primeiro presidente eleito para a gestão do DN, Sérgio Eugênio, engenheiro mecânico e diretor da Super Ar, “Em um país tropical como o Brasil, não poderíamos ficar de fora de um setor tão importante como esse de climatização e refrigeração veicular. O difícil foi tirar da inércia no início, mas agora o DN automotivo ganhou velocidade e força. E o crescimento está sendo orgânico e sustentável que é o mais importante”.

Entre os assuntos de maior repercussão nas reuniões realizadas até o momento: o Belnet-Substituto do 141B – Limpeza do sistema e acidez no óleo PAG; e, a classificação fiscal de compressores, em  pleito feito a ABIMAQ – Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos. Destaque para a participação na Febrava 2019 com a Ilha Temática “Ar-condicionado Automotivo e Agrícola”. Na agenda também, estão previstas visitas em feiras no Brasil, e em outros países com o objetivo de atualização e permanente conhecimento do que há no mercado de tendências, novas tecnologias e inovações.

Mas, outros assuntos estão em pauta como:  Normalização para Limpeza e Higienização de Ar Condicionado Veicular e sobre rodas; Qualidade e garantia das Peças e Serviços; Elaboração de cursos para formação de mão de obra; Assuntos ligados às alíquotas de impostos e Classificação fiscal; Certificação de oficinas e mão de obra, Perfil mercadológico do setor; entre outros assuntos de interesse do setor.

A gestão do Departamento está a cargo de Sérgio Eugênio Silva como presidente e como membros de sua diretoria, Carlos D.Mioraes, Flavio L.Vasconcelos, Jonathan Dumke ,  Marco A.Peruccido e o vice-presidente de Meio Ambiente da ABRAVA – Paulo Neulaender.

As reuniões são coordenadas por Nelson Baptista. Pelo motivo de as empresas participantes estarem distribuídas por diversos Estados e regiões, algumas participações são feitas via Skype. Saiba mais no www.abrava.com.br.

Por Momento Comunicação